Um dos mais importantes espaços públicos de Passo Fundo será revitalizado e devolvido à população. O prefeito Luciano Azevedo autorizou nessa segunda-feira (6), o início da obra do Novo Parque da Gare, que deve ser concluída em um ano.
Luciano destacou o esforço da administração em recuperar locais públicos para comunidade. “Estamos recuperando áreas públicas de Passo Fundo e devolvendo para população”, disse o prefeito, citando o Teatro Múcio de Castro, a Praça Marechal Floriano e a Ciclovia. O projeto da Gare, terá investimento de R$ 8 milhões, e será realizado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e emenda parlamentar do deputado Beto Albuquerque, além de recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo.
Apresentado pela Secretária do Planejamento Ana Paula Wickert, o projeto do novo Parque da Gare contempla a construção de um novo espaço para a Feira do Produtor, cumprindo normas de acessibilidade e sanitárias; uma biblioteca conceito; a nova pista de skate; uma quadra poliesportiva; o anfiteatro; e a revitalização do Lago da Gare e a preservação das áreas
verdes.
“A acessibilidade está presente no projeto, com um playground com brinquedos adequados aos portadores de necessidades especiais. Teremos a instalação de rampas em todo o novo Parque da Gare”, disse a secretária Ana Paula, que ainda informou sobre o cronograma para as obras e destacou que esse será um dos maiores projetos de recuperação de um espaço público já executados no município.
O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Centro (AMAC), Rafael Colussi, ressalta a boa relação com administração municipal em relação aos pedidos e preocupações da AMAC. “Agradecemos muito por isso e por Passo Fundo ter atendida mais uma de suas reivindicações, o novo Parque da Gare. Estamos juntos para acrescentar cada vez mais”, disse.
História da Gare
A Gare, tem expressiva contribuição para o desenvolvimento de Passo Fundo. No início do século XX, a antiga ferrovia impulsionou a economia, a cultura e a sociedade do município. O espaço, depois da desativação da linha férrea, foi transformado em parque na década de 80 e, desde então não recebeu intervenções em sua estrutura. Agora terá um trabalho que visa agregar qualidade a área pública, promovendo integração e cidadania à população, o Parque da Gare ganha um novo conceito arquitetônico e urbanístico.
Autorizado início da obra do Novo Parque da Gare
· 1 min de leitura