OPINIÃO

Catarse

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há exatos trinta anos o Brasil dava inicio ao processo de transição para a democracia. Eleito pelo Colégio Eleitoral o conciliador Tancredo Neves adoeceu na véspera da posse e faleceu no dia 21 de abril. O vice-presidente José Sarney assumiu o posto sem ter recebido a faixa presidencial do general Figueiredo que saiu do Palácio do Planalto pela porta dos fundos. Para enfrentar a crise econômica e a inflação o governo Sarney lançou Plano Cruzado, congelando os preços e salários. A medida não surtiu efeito, mas garantiu ao PMDB a eleição de grande um grande número de governadores. E também de deputados e senadores responsáveis em elaborar uma nova Constituição.

I I
Com a promulgação da Constituição de 1988 a cidadania passou a ser exercida na sua plenitude e os presidentes seguintes foram escolhidos pelo voto. Após a posse do novo governo entrou em vigor o Plano Brasil Novo, conhecido também como Plano Collor. A caderneta de poupança e as contas bancárias com saldo superior a 50 mil cruzeiros, o equivalente a R$ 3 mil, foram bloqueadas. Mais uma vez a tentativa de “acabar com a inflação com um só tiro”, nas palavras do então presidente Fernando Collor, não foi bem sucedida. Denunciado pelo irmão Pedro por corrupção foi investigado por uma CPI. Collor perdeu o mandato e os direitos políticos, recuperado logo adiante e hoje desfila pelos corredores do poder em Brasília.

I I I
O desconhecido Itamar Franco assumiu o lugar de Collor e em maio de 1993 indicou Fernando Henrique como Ministro da Fazenda. A frente de um grupo de economista FHC elaborou o Plano Real, garantindo a estabilidade econômica. A história dos últimos 20 anos está muito viva na memória de todos. Vitoriosa numa reeleição apertada a presidente amarga dias difíceis. Ela e seu governo, integrado pela maioria dos partidos que partilharam os 39 Ministérios enfrenta um pífio índice de aprovação. Entre as manifestações de rua em apoio ou oposição ao governo, o avanço das investigações na Lava Jato e agora da Operação Zelotes, Em época de catarse (segundo Aristóteles, refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama), abril promete.

Curtas;
# O empresário Clóvis Dall’agnol é o novo presidente do Hospital São Roque de Getúlio Vargas.
# A nova diretoria da casa de saúde, que completou 90 anos em janeiro, foi eleita para um período de três anos.
# Como os demais hospitais filantrópicos do RS, o São Roque aguarda que o governo do Estado coloque em dia o repasse de recursos atrasados.
# O relatório da administração, apresentado durante a assembleia, aponta inúmeros investimento na infraestrutura e equipamentos, como o moderno Raio-X que está sendo instalado.
# Com o objetivo de ampliar a atuação na região do Alto Uruguai a Juventude do PMDB vem realizando visitas aos municípios.
# Na semana passada os integrantes da JPMDB Alto Uruguai, coordenado por João Francisco Parenti, estiveram em Erebango e Getúlio Vargas.
# O secretário geral da JPMDB/RS, Rodrigo Sisnandes integrou a delegação que também visitou Viadutos.
# Em Getúlio Vargas e Erebango o grupo foi recebido pelos vereadores peemedebistas Jeferson Karpinski e Jonas Matos, respectivamente.
# Em Erebango a coordenadora da JPMDB é Letícia Lohmann, e ainda em abril, a executiva estadual vai realizar um encontro com os coordenadores regionais para avaliar o trabalho realizado.
# Por unanimidade foi aprovada a indicação apresentado por Eliton Andretta (PMDB) para que o executivo extinga os cargos de subprefeito dos Distritos do Rio Toldo e Souza Ramos.
# Recentemente foi solicitado na Câmara de Getúlio Vargas pedido para que o executivo informasse as atribuições e a remuneração do subprefeito do Rio Toldo.

Dito & Feito:
Figura de proa no governo Tarso Genro (PT)e titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan (PT) não conseguiu se eleger deputado federal no ano passado. Ele retornou as origens e com o irmão Alceu, o ex. presidente da Assembleia Legislativa administra uma propriedade rural na comunidade do Rio Azul, interior de Aratiba.

 

Gostou? Compartilhe