Emater propõe ação junto à Feira do Produtor

Objetivo visa traçar um plano de ação para a horticultura e fruticultura do município

Por
· 1 min de leitura
Reunião aconteceu em uma sala na GareReunião aconteceu em uma sala na Gare
Reunião aconteceu em uma sala na Gare
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A intenção de aproximar a Emater/RS-Ascar da Feira do Produtor de Passo Fundo e traçar um plano de ação para a horticultura e fruticultura do município, levaram a equipe municipal e gerência regional da Instituição a reunirem-se com o presidente e a vice-presidente da Feira do Produtor, Mércio Tarcísio Michels e Claudete Strello, respectivamente, bem como com o técnico da secretaria municipal do Interior, Gilberto Chura. A reunião realizada na semana passada, na sala da Gare da Viação Férrea, onde acontece a Feira do Produtor, em Passo Fundo. 
Entre as propostas apresentadas pela gerência estão, além da aproximação com Assistência Técnica, a organização de uma unidade demonstrativa para a realização de uma tarde de campo com os produtores e a realização de um seminário tratando de temas que interessem aos produtores, como comercialização, embalagens, gestão, entre outros.

De acordo com o gerente regional da Emater, Oriberto Adami, a Instituição pode estar mais perto da Feira e dos feirantes. “Nossa ideia é fazer alguns eventos com o grupo de feirantes, otimizando o tempo e conseguindo levar informações e conhecimento para todos. Pensamos em instalar uma unidade demonstrativa com novas cultivares e uso de tecnologia, visando a realização de um dia de campo e o seminário, trazendo conhecimento e tecnologia para os produtores”, explicou.
Para o presidente da Feira, Mércio Michels, essa aproximação será muito boa. “A maioria dos produtores planta sem ter experiência, sem saber a época certa de plantio, sem entender muito sobre a fertilidade da terra, momentos de irrigação. Acho que vai ser bom para o aumento da produção”, disse. Ele ressalta que a feira consegue segurar muitas famílias no meio rural. “Se não fosse pela feira, muitos estariam trabalhando na cidade”, avaliou. A Feira do Produtor de Passo Fundo conta com 72 feirantes e é realizada nas segundas e quartas-feiras à tarde e no sábado pela manhã.
Como a ideia é de que essa ação seja uma construção conjunta, ficou marcada para o dia 23 de abril uma reunião entre Emater, Secrint e feirantes, para a discussão dessa proposta e para que sejam elencados os temas de interesse dos produtores. A reunião será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo. Também participaram da reunião o agrônomo e chefe do escritório municipal, Alessandro Davesac, a agrônoma Cristiane Wesp, o técnico em agropecuária Daniel Leite e o assistente técnico regional Ivan Guarienti.

Gostou? Compartilhe