Falhas mecânicas em uma das bombas hidráulicas de recalque da Captação da Barragem do Arroio Miranda deixaram pelo menos 13 bairros sem água em Passo Fundo. O problema, observado ainda no final da tarde de segunda-feira (6) ocorreu no eixo de uma das três bombas. Conforme o chefe da Coordenadoria Operacional da Corsan de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel, são duas bombas em operação e uma reserva, porém, há cerca de 30 dias foi realizada toda revisão das duas bombas que operam e, já que nenhum problema foi encontrado, a bomba reserva foi enviada para manutenção em Porto Alegre. Com isso, quando houve o rompimento do eixo no final da tarde de segunda, não havia o material extra para substituição. “A situação de não termos a bomba reserva aqui foi um imprevisto, mas a partir do momento que constatamos o problema as equipes de manutenção entraram em serviço mesmo durante a madrugada para resolver o problema mecânico”, explica Rubens.
Engenheiro da Corsan há 11 anos, André Maciel diz ter visto esse problema pela primeira vez. “Há cerca de 30 dias colocamos o motor reserva em funcionamento e trocamos todos os materiais da bomba que estava em operação, fazendo a manutenção completa. Depois disso, colocamos novamente a bomba em operação e o reserva foi para a manutenção em Porto Alegre e ainda está lá. Infelizmente o reserva estava em manutenção quando tivemos o problema na segunda-feira e não conseguimos substituir a bomba que deu problema”, esclareceu o engenheiro.
Os locais atingidos – São Cristóvão I e II, Vila Mattos, Bairro Planaltina, Bairro Bom Jesus, Bairro Petrópolis, Bairro São José, Leonardo Ilha, Bairro Donária, Bairro Santa Marta, Jardim América, Bairro Jaboticabal, Bairro Professor Schisler e Nene Graeff – representam, de acordo com o chefe operacional, cerca de 30% da população de Passo Fundo. Ele também destaca a importância dos moradores possuírem reservatórios extras em casa, para em casos como esse não ficarem tanto tempo sem o abastecimento. “As primeiras pessoas que sentem a falta são aquelas que não tem reservatório em casa e são também essas que nos comunicam os problemas. Quem possui caixa d'água consegue diminuir o transtorno”, frisa.
Foram, até as 19h de ontem, pelo menos 24 horas sem o abastecimento, já que depois de consertar a falha no eixo durante a tarde, uma equipe de limpeza precisou realizar o expurgo da água que ficou acumulada nas redes.
O que fazer em caso de desabastecimento
Quando observada a irregularidade no abastecimento, vazamentos externos ou outros problemas, os moradores podem entrar em contato com a Corsan pelo telefones 3315 5000 em horário comercial ou através do 0800 646 6444 nos demais horários. Maiores informações também poderão ser obtidas pelos telefones 3313 9478 ou 3313 9000.
Problema mecânico deixa vários bairros sem água
· 2 min de leitura