Desde o início da última sexta-feira (3) até a tarde de ontem, moradores do bairro Annes precisaram recorrer para outros meios para não ficar sem água. Isso porque o abastecimento realizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi interrompido em decorrência de vazamentos e, por causa do feriado de Sexta-feira Santa, não havia equipes disponíveis para realizar os reparos necessários. Desta forma, foram pelo menos 24h até que fossem enviados técnicos para constatar os problemas. “Em função do feriadão precisamos convocar as equipes para verificar qual era o problema. No sábado, então, profissionais da pesquisa começaram a realizar buscas para verificar se estavam ocorrendo vazamentos invisíveis, já que vazamentos externos eles já sabiam que não estavam acontecendo”, explicou o chefe da coordenadoria operacional da Corsan de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel. Depois disso, os técnicos encontraram dois vazamentos internos na Rua Guaicurus e o abastecimento foi regularizado no sábado pela noite.
Entretanto, durante a tarde de domingo, a Corsan recebeu novos chamados de moradores da região apontando que haviam ficado novamente sem água. Por causa da chuva, as equipes estiveram no local, porém não puderam resolver o novo vazamento. “Mesmo com chuva a equipe fez a medição da pressão da água nas ruas onde foram constatados problemas e verificaram que em alguns pontos ocorriam alterações na pressão da água”. Depois disso, a Corsan voltou ao local na tarde de ontem e consertou novos vazamentos na Rua Tupinambás e na Rua Tiradentes, esquina com a Pedro Osório. Neste local, ocorreram rompimentos e obstrução de canos que davam vasão para a água. “Ontem a tarde os trabalhadores fizeram a substituição de um cano de ferro por um de PVC, que é mais novo e vai facilitar a passagem da água, com isso acreditamos que o problema será resolvido em definitivo”, comentou.
Maciel também salientou que no bairro estão algumas das tubulações mais antigas da cidade e por isso ocorrem tantos problemas. “Na Vila Annes existe um setor de abastecimento grande e ainda uma galeria pluvial que é muito antiga, por isso os vazamentos são comuns. Sempre tentamos resolver em tempo hábil, mas dessa vez, em função do feriado e também do clima, tivemos uma dificuldade maior”, finalizou.
Como proceder
Quando observada a irregularidade no abastecimento, os moradores podem entrar em contato com a Corsan pelo telefones 33155000 em horário comercial ou através do 0800 646 6444 nos demais horários.