Em mais uma tentativa de chegar a um acordo, Executivo e o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) se reuniram nesta quarta-feira para tentar dar fim a greve que dura 16 dias. A Prefeitura de Passo Fundo propôs ao funcionalismo público reajuste de 8,13% a partir de abril, estendido ao vale-alimentação. Essa foi a décima proposta de reposição salarial apresentada à categoria desde o início das negociações.
Conforme o procurador-geral do Município, Adolfo de Freitas, o fato novo que permitiu ao Executivo avançar na proposta foi a divulgação pelo IBGE, na manhã desta quarta-feira (08), do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. A inflação oficial medida pelo IPCA chegou a 8,13% nos 12 meses até março. “Os 7,7% que havíamos apresentado na última proposta correspondiam ao IPCA, que é um dos índices oficiais de inflação do país. Como houve a divulgação do novo percentual, fizemos o ajuste da proposta, que nos mantém dentro dos limites financeiros e legais”, explicou o procurador.
O Simpasso convocará assembleia geral para a próxima sexta-feira, às 14h, para que a categoria possa avaliar a proposta.