Iniciam as aulas da primeira turma da Escola de Hackers Avançada

Em 2015, os alunos que se destacaram na primeira edição do projeto participam da Escola de Hackers Avançada, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em robótica educativa livre.

Por
· 1 min de leitura
Escola de Hackers Avançada é um projeto da Prefeitura de Passo Fundo, inédito no paísEscola de Hackers Avançada é um projeto da Prefeitura de Passo Fundo, inédito no país
Escola de Hackers Avançada é um projeto da Prefeitura de Passo Fundo, inédito no país
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alunos da rede municipal de ensino e de escolas municipais da região iniciaram as aulas de competência na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático da Escola de Hackers Avançada, um projeto da Prefeitura de Passo Fundo que é inédito no país.

A aula inaugural foi realizada na Faculdade Meridional (IMED), na tarde dessa quinta-feira (09), com a presença de uma turma com cerca de 15 alunos do Ensino Fundamental de Passo Fundo, Marau e Tapejara.

A Escola de Hackers Avançada originou-se através da Escola de Hackers, que teve sua primeira edição realizada no ano passado. Em 2015, os alunos que se destacaram na primeira edição do projeto participam da Escola de Hackers Avançada, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em robótica educativa livre.

As aulas serão ministradas todas as quintas-feiras no Laboratório de Redes da IMED e seguem até o mês de outubro, com a formatura marcada para o dia 23. Ao longo dos inúmeros aprendizados, os alunos desenvolverão seus próprios projetos, em uma mescla de conteúdo teórico e prático.

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, reforça o potencial dos jovens e a facilidade em encontrar soluções através de mecanismos tecnológicos. “Nós estamos aqui porque acreditamos no potencial de vocês para desenvolver trabalhos de programação, robótica e tecnologia. O hacker é um curioso que usa seu potencial para produzir coisas boas e criativas”, ressaltou.

O que é hacker?
O hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação. De acordo com o coordenador da Escola de Hackers, o professor doutor Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa é única no país, apenas países como Inglaterra e Estados Unidos oportunizam o ensino. “A Escola de Hackers é um projeto viável, que coloca Passo Fundo numa posição de vanguarda. É importante tornarmos possível a atividade de programação como uma prática curricular, já que estudos comprovam que os alunos que desenvolvem a programação têm desempenho 30% superior em todas as demais disciplinas”, contou o coordenador.

O projeto
A iniciativa é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com as instituições de Ensino Superior: Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade Meridional (IMED) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação participam ativamente do projeto.

Para todas as idades
Outra novidade é o Berçário de Hackers, desenvolvido para alunos de 5 e 6 anos da Educação Infantil, que terão noções básicas de programação de computadores utilizando tablets.

Gostou? Compartilhe