Ratos na Câmara
A cena do dia (quinta-feira), sem dúvida, foi a dos ratos soltos na sala da CPI da Petrobrás, no momento em que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entrava para depor. Um funcionário da Câmara, acusado da prática, foi exonerado pelo presidente Eduardo Cunha. Antes disso, ele foi detido pela Polícia Legislativa. O funcionário ocupava um “cargo de natureza especial” (de livre nomeação) na segunda vice-presidência. Em depoimento ao Departamento de Polícia Legislativa a Federal (Depol), alegou estar sendo vítima de um equívoco. As imagens devem tirar a dúvida. O episódio passou de chacota, é desrespeitoso, debocha das instituições, e, lamentavelmente demonstra como anda o Congresso Nacional.
Grave
É mais grave do que se possa imaginar. Mais de 200 focos do mosquito transmissor da dengue identificados e comprovados e 29 casos da doença notificados em Passo Fundo. Na região, municípios montam os seus comitês de gerenciamento. Em Tapejara também são 200 focos e o hospital local prepara uma ala para atender possíveis pacientes com a doença. Mais do que nunca é preciso cada um fazer a sua parte: evitar água limpa parada e acúmulo de lixo.
Crise
O Solidariedade está mesmo em crise. E não é só aqui. Cassiá Carpes, que foi candidato a vice da senadora Ana Amélia Lemos, PP, na eleição passada, deixou o partido.
Balanço
O governo do Estado faz, nesta sexta-feira, balanço dos cem dias de gestão, no Centro de Treinamento (CTRE) da Companhia de Processamento de Dados (Procergs). O governador José Ivo Sartori fará um pronunciamento à imprensa às 10h30 e logo em seguida o secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, concede entrevista coletiva sobre o balanço.
BRDE
Assembleia Legislativa aprovou a indicação dos nomes de Odacir Klein e Luiz Corrêa Noronha, para os cargos de diretores representantes do Estado no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.