As Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, conhecidos pelas siglas LER/DORT, foram temas do seminário promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), serviço coordenado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde.
Mais de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes das diferentes áreas da saúde, participaram do evento realizado no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF), na tarde dessa segunda-feira (13). “Foram tratadas pautas relevantes para a cadeia produtiva do trabalho de Passo Fundo e de todos os 58 municípios que fazem parte da regional. O CEREST tem grande cuidado com a questão da vigilância e com a saúde do trabalhador”, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Conforme esclarece a técnica em enfermagem do CEREST, Noeli Barea, a atividade buscou trazer novas informações que possam orientar os profissionais para identificar corretamente os problemas de saúde relacionados às atividades de trabalho, além de realizar os encaminhamentos corretos para estes casos. “LER e DORT são problemas enfrentados pelos trabalhadores e que poderiam ser evitados pelo conhecimento de pequenas ações que levam à prevenção. Nossa intenção é a redução destes prejuízos à saúde”, informou Noeli.
Em média, o CEREST realiza três eventos ao ano, com temas relacionados à saúde e à prevenção de acidentes. Trabalhadores da construção civil, frigoríficos e professores estão entre os profissionais com maior número de incidência das lesões por esforço repetitivo.
Participaram como palestrantes os fisioterapeutas Rogério Azevedo Souza e Luciane Sarturi, que trataram sobre a abordagem de práticas, notificações e intervenções para a prevenção das doenças.
Mais de 200 profissionais e estudantes da saúde participam de seminário do CEREST
· 1 min de leitura