Apresentar para as crianças as novas possibilidades de aprendizado e buscar formas diferentes de conhecimento estão entre os objetivos das professoras da Escola Municipal Pantaleão Thomaz, de Coxilha. Na manhã desta terça-feira (14), os alunos puderam acompanhar o processo de ordenha realizado no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da Universidade de Passo Fundo (Cepagro/UPF).
Segundo a professora Roseana Vanin, a ideia surgiu a partir de conversas em sala de aula e da realidade dos alunos. Ela lembra que alguns apresentam intolerância à lactose e outros moram no interior, mas nem sempre sabem como funciona a produção e os cuidados com o leite que chega até as residências. “Fizemos uma pesquisa com os pais e buscamos incentivar o consumo desse alimento, que é muito rico, e também a busca do conhecimento sobre os benefícios e as propriedades do leite. Alguns moram no interior e conhecem os animais, outros só conhecem o leite de caixinha, então, a intensão foi apresentar a realidade para todos”, ressaltou.
Acompanhados por alunos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), os alunos receberam informações sobre manejo do animal, cuidados com a higiene pessoal e da ordenha. Segundo Liliane Zanatta, médica veterinária residente do Cepagro, o Centro sempre recebe crianças de vários lugares, aproveitando o momento para colocar em prática o conhecimento recebido no curso. Ela lembra que, para isso, existe uma estrutura montada, que possibilita aos alunos acompanhar de perto os processos de limpeza, ordenha e alimentação dos animais.
Animação e descobertas
De longe, era possível perceber a animação das crianças do 1º e 2º anos e de uma turma de progressão da Escola. A oportunidade de chegar perto dos animais e de ver como o leite consumido é extraído foi o fator motivacional da atividade. “Descobri um monte de coisas. Agora sei como tirar leite da vaca, o cuidado que temos que ter com os animais. Em casa, vou contar tudo que vi”, relatou Bruna Albert Borges.
Conhecimento adquirido fora da sala de aula
Alunos da Escola Municipal Pantaleão Thomaz acompanharam o processo de ordenha realizado na UPF
· 1 min de leitura

