Comissão de Ética
O vereador Alberi Grando será ouvido, nesta sexta-feira, pela Comissão de Ética do PDT. O encontro está marcado para às 10h, na Câmara. Grando pediu posição da Comissão de Ética em relação a atitude do vereador Márcio Patussi, seu colega de bancada, durante a eleição da Mesa Diretora (ocorrida em dezembro do ano passado). É que Patussi não teria cumprido um acordo interno da bancada sobre a indicação ao cargo de presidente. O acordo previa que Patussi assumiria os dois primeiros anos como vice-presidente (como de fato ocorreu) e, na hipótese de caber ao PDT a presidência nos dois anos seguintes (2015-2016), o indicado seria Grando. Não foi o que aconteceu e o clima entre os dois não ficou amistoso. Patussi, no entanto, nega que tenha havido quebra de acordo, porque o cenário político, em dezembro do ano passado, era outro e o próprio vereador Grando retirou-se do processo, pois apoiava a candidatura (que não vingou) de Pedro Danelli, PPS.
Climão
O fato é que o PDT tem um problema e a comissão de ética deverá se pronunciar depois de ouvir as partes e suas respectivas testemunhas. Os dois vereadores protagonizaram o desentendimento durante a votação do reajuste dos subsídios. Patussi acusou Grando de ser demagogo, por votar contra o projeto e não devolver o valor correspondente. Grando disse que seu posicionamento sempre foi claro e que se o projeto tivesse sido debatido em plenário com a população participando, seria rejeitado. “Ao contrário, as discussões foram a portas fechadas”, acrescentou. Está na hora de entrar em campo a turma do deixa disso....
Compromisso
O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, tem sido presença constante em todas as atividades envolvendo a discussão sobre investimentos no aeroporto Lauro Kortz. No ano passado, a instituição assumiu o compromisso de liderar esta luta.
Novos filiados
O Democratas (DEM) de Passo Fundo vem realizando uma série de filiações para fortalecer o quadro visando 2016. O presidente do DEM, Douglas Alexandre da Luz na companhia do tesoureiro, Ademir dos Santos, receberam e abonaram a ficha de filiação de Gilvan Marinho, presidente da Associação de Moradores do Bairro Edmundo Trein (Cohab I) e presidente da Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo (LIESPF).
Presença
O Juiz Luiz Edson Fachin (gaúcho, radicado no Paraná), indicado pela presidente Dilma Rousseff a ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal, será o conferencista de abertura do II Congresso Gaúcho de Direito de Família, que acontece na Universidade de Passo Fundo, em maio. “Um presente para construir o futuro” será o tema do futuro ministro do STF, caso o Senado aprove a indicação.
Salvos
Ministério Público e Polícia Federal: nossos salvadores da Pátria. Sem mais.