Livro sobre práticas de leitura será lançado na UPF

Os textos que integram a publicação são resultados de estudos desenvolvidos em diferentes universidades do país, por pesquisadores que popularizam seus saberes, a partir de reflexões sobre o ensino de língua materna e estrangeira.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A obra Letramento: práticas de leitura e escrita, publicada pela Pontes Editores, com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), será lançada no dia 24 de abril. O livro reúne oito artigos que abordam a temática do ensino de línguas e foi organizado pelas professoras do curso de Letras da UPF Cláudia Toldo e Luciane Sturm. A cerimônia de lançamento  será das 17h às 18h45min, na sala 02 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), quando também haverá coquetel e  sessão de autógrafos.

Os textos que integram a publicação são resultados de estudos desenvolvidos em diferentes universidades do país, por pesquisadores que popularizam seus saberes, a partir de reflexões  sobre o ensino de língua materna e estrangeira. 

Os ensaios teóricos visam desafiar o público a que se destinam – qual seja professores de língua materna e estrangeira da educação básica e até mesmo do ensino superior –  a promover mais espaço na sala de aula para reflexão sobre o objeto de estudo: a língua em suas diferentes manifestações. 

Essas reflexões são socializadas por Carmem Luci da Costa Silva (UFRGS), que reflete sobre o homem na cultura reinventando a língua: aquisição e letramento; Cláudia Toldo (UPF) e Valdir Flores (UFRGS), que propõem um esboço de uma abordagem enunciativa do texto; Elisane Cayser (UPF), Marlete Diedrich (UPF) e Patrícia Valério (UPF), que pensam sobre o texto na escola - por uma política de letramento; Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV), que toma como objeto de estudo o letramento emocional no ensino de línguas; Anelise Scotti Scherer (UFSM) e Désirée Motta-Roth (UFSM), que trazem contribuições da análise crítica de gênero para elaboração de um programa de ensino de língua inglesa; Juliana Lemos da Cunha e Luciane Sturm (UPF), que provocam reflexões acerca da leitura ao letramento: o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira (inglês) na escola; Gisele Benck de Moraes (UPF), Neuzer Munhoz e Talita Maria da Silva (UPF), que refletem sobre o brincar e aprender: objetivos e práticas de ensino de língua espanhola para crianças; e Rossana Finau (UTFPR), que amplia a discussão sobre Libras, bilinguismo e ensino

Gostou? Compartilhe