As ações dos projetos contemplados na primeira edição do Funcultura – Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Passo Fundo, começam a ser executadas neste final de semana. A primeira atividade será por conta do Grupo de Teatro Timbre de Galo, que fará uma apresentação aberta e gratuita do espetáculo “Um Lugar de Fantasia, Timbre Conta Poesia”, para a comunidade do bairro Manoel Corralo. A atividade acontece no próximo domingo (19), às 15h30, em frente à Escola Geni Araújo Rebechi.
O grupo também fará apresentações da peça no dia 26 de abril, às 15h30, no bairro Zachia (em frente à Associação de Moradores) e no dia 01 de maio, às 17h, no bairro Donária (no Pavilhão de Reciclagem). Outras duas apresentações também serão realizadas através do projeto do Timbre de Galo, nos bairros São José e Jaboticabal, em data a ser definida.
Outra ação que tem início nos próximos dias é o projeto “2015 Mais Arte e Alegria no Lar dos Idosos Nossa Senhora da Luz de Passo Fundo”. A abertura acontece na quarta-feira (22), com a apresentação dos participantes do projeto e contato com os idosos do Lar. O projeto visa levar uma vez por mês ao Lar Nossa Senhora da Luz atividades culturais e artísticas através de palestras, apresentações teatrais e musicais, oficinas de desenho, oficinas pintura e relatos de histórias de vida. No final do ano será realizada uma exposição dos trabalhos criados e uma cantata de natal integrando todos os envolvidos.
Funcultura
Fomentar e valorizar a cultura em Passo Fundo é uma das ações do governo municipal. Através da criação do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura), que tem a intenção de financiar projetos culturais no município. O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo foi criado através da lei nº 4.676, de 10 de junho de 2014, de autoria do então vereador Juliano Roso, para incentivar a cultura produzida e consumida no município, com uma forma de financiamento aos artistas, produtores e agentes culturais. A partir de sua concepção, a Prefeitura lançou o primeiro edital do Funcultura, que tem o objetivo de financiar projetos culturais a serem realizados no município. Mais de 50 projetos foram inscritos e oito contemplados em diferentes modalidades: teatro, música, literatura e eventos culturais.
Funcultura começa hoje com teatro no Manoel Corralo
· 1 min de leitura