Reconhecendo a si e aos outros

Atividades como essas, segundo a educadora Marli Werworn, promovem o reconhecimento e a construção da auto-imagem, favorecendo a percepção de si mesmo e do outro, além de notar semelhanças e das diferenças.

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Durante a Educação Infantil, um dos eixos norteadores dos processos de ensino e de aprendizagem trata da “identidade e autonomia”, pois, na faixa etária que compreende o ensino pré-escolar, os estudantes reconhecem a própria imagem e se identificam como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. Tudo isso, claro, de forma lúdica e interativa, a fim de que ganhem independência progressiva para realizar suas ações cotidianas, como brincar e se expressar, além de criar vínculos afetivos e aprender a conviver em sociedade.

Foi assim que, na Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, os educandos de Nível III construíram sua auto-imagem. Na primeira etapa, os educandos simplesmente desenharam o corpo humano, como o imaginavam. A partir do desenho, eles observaram a si mesmos e aos colegas, para que percebessem a proporção e a distribuição dos membros superiores e inferiores, com relação ao tronco. Depois da análise, moldaram, em massa de modelar, novas representações corporais que compararam com as anteriores para que verificassem as diferenças, além de observar o que ainda poderia ser alterado, a fim de que cabeça, braços, mãos, pernas e pés fossem mais semelhantes aos que reconhecem nos seus corpos. Por fim, modelaram, com auxílio das educadoras, biscoitos em forma de bonecos que, além de reforçar o aprendizado de forma saborosa, foram servidos no seu lanche.

Atividades como essas, segundo a educadora Marli Werworn, promovem o reconhecimento e a construção da auto-imagem, favorecendo a percepção de si mesmo e do outro, além de notar semelhanças e das diferenças.

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