O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realiza ao longo do ano diversos treinamentos para seus funcionários. Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes, temas variadas e novos protocolos são abordados nos encontros. Dentro desta proposta e buscando entender as diferentes formas de comportamento e perfis de pacientes e familiares atendidos no HSVP, na quinta-feira, 17 de abril, os funcionários do Posto 16, participaram de uma conversa com a Psicóloga Lilian Conte Borges.
Conforme Lilian não há uma formula de atendimento específica para cada perfil, por isso é necessário que as equipes saibam entender o paciente e seus familiares, e assim poder atendê-lo da melhor forma. “Os pacientes que estão hospitalizados reagem de diversas formas perante a situação de doença e fragilidade. Muitos ficam com a sensação de solidão, perdem a noção de tempo, ficam mais irritados, a mudança de hábitos traz desconforto, e isso precisa ser identificado pela equipe de atendimento. Além de que, o paciente traz consigo sua vivência e muitas vezes, entender e conhecer esse paciente vai ajudar para que ele se sinta mais seguro e confie na equipe”, relata a psicóloga, enfatizando ainda que, os familiares também precisam de atenção.
A enfermeira responsável pelo Posto 16, Simone Lorandi, que participou do treinamento, destacou que é muito importante para o trabalho diário da equipe, momentos de aprendizado e troca de experiências. “Nós temos uma grande rotatividade de pacientes e todos tem suas peculiaridades e formas de agir, por isso é importante saber como lidar com cada um. Aprimorar o atendimento, melhorar a relação profissional paciente e entender os familiares são essenciais e com o treinamento foram reforçados”, salientou Simone.