Curso de Medicina a caminho
A cidade de Erechim é uma das quatro do RS que num futuro próximo poderá oferecer a graduação em Medicina. As demais são Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Para outras cidades de diferentes Estados do Brasil está previsto mais trinta e cinco. No dia oito de abril o MEC divulgou a classificação das propostas para a abertura dos cursos, que segue critérios de pontuação definidos no edital número 6/2014/SERES/MEC. Duzentas e dezesseis propostas foram inscritas e dessas 203 classificadas, sendo que 13 não foram aceitas por não cumprirem os requisitos.
I I
Apenas duas mantenedoras – Universidade Regional Integrada e Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai se habilitaram. Nesta primeira fase do programa Mais Médicos, a URI (Erechim) se classificou em primeiro lugar e a IDEAU (Getúlio Vargas) em segundo. Dentre os pontos analisados, o índice geral de cursos (IGC) e o conceito preliminar de cursos (CPC), bem como processos de supervisão e se a instituição já ofertou cursos de Medicina ou não. Nesta nova etapa será analisada a qualidade e pertinência das propostas por uma comissão de especialistas indicada pelo Ministério da Educação.
Curtas:
# Dois projetos enviados pelo prefeito de Estação, Geverson Zimmermann (PSDB), para a Câmara de Vereadores foram rejeitado durante a sessão realizada na noite de segunda-feira (13).
# O projeto que autorizava ao executivo firmar convênio com repasse de recursos para atender as despesas com a realização do I Fórum Norte do Trigo e Cevada foi um deles.
# O outro foi o de nº 15/2015, que alterava artigo da Lei Municipal, referente ao programa Nota Fiscal Gaúcha.
# Apesar dos argumentos do vereador Flori Esberci (PP) os projetos acabaram sendo rejeitado pela maioria.
# A construção de um prédio próprio para a Câmara de Vereadores de Estação também divide a opinião dos seus integrantes.
# O tema não é novo, e desde o início deste ano o legislativo estaçonense está instalado no piso superior do Centro Municipal da Cultura, cedido sem ônus pelo poder executivo.
# O presidente da Câmara, vereador Alciones Domingos Conte (PP) e o colega Flori Esberci (PP) se declararam contrários à iniciativa que demandaria um investimento na ordem de R$ 600 mil.
Dito e Feito:
O vice-prefeito Maurício Soligo (PP) declarou aberta a XVI Feira do Livro de Getúlio Vargas. O evento cultural, que neste ano tem como patronesse a professora Ivone Maria Girardello Grumann, iniciou na manhã de quinta-feira (16) e prossegue até domingo (19). Mesmo com dor de garganta o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) este na solenidade juntamente com a Primeira Dama, Margarete Bianchi Prezzotto.