Criado pela Prefeitura de Passo Fundo, o Programa Uma Criança, Uma Árvore tem a intenção de arborizar a área urbana do município de Passo Fundo e criar uma ação permanente de preservação do meio ambiente e pluralidade social. Em ação conjunta com o Núcleo de Educação Ambiental e o Núcleo de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM), o programa realizou o replantio de mais de 50 mudas de árvore na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Agostinho, no Bairro Nenê Graeff.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o acompanhamento do manejo das árvores nas escolas são ações conjuntas e de comprometimento para preservar e conservar o plantio. “Estas ações terão sequência em todas as escolas do município, com atividades e visitas para fazer da escola um ambiente de educação e preservação ambiental”, destacou Rubens.Desde o início, em quase dois anos de programa, mais de 5 mil árvores já foram plantadas em Passo Fundo.
O programa
Uma Criança, Uma Árvore nasceu da ideia de iniciar um trabalho de educação ambiental no município. Cada criança nascida a partir do mês de maio de 2013, foi homenageada com o plantio de uma árvore nativa e o certificado desta ação. Para criar esta nova cultura, as ações são estendidas para diferentes espaços públicos e escolas, onde a comunidade, especialmente as crianças e jovens, são convidados a plantar árvores e preservar o meio ambiente.
Uma criança, uma árvore
· 1 min de leitura