No dia 22 de abril o mundo todo celebra o Dia da Terra, que tem por objetivo criar uma consciência comum aos problemas da contaminação e conservação da biodiversidade do nosso planeta. Desta forma, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, também preocupa-se com o lugar onde vivemos. Responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável são alguns dos grandes pilares da instituição. Desde o ano 2000, o HSVP mantém a Comissão de Meio Ambiente, que tem o desafio e o intuito de transmitir informações educativas de preservação do meio ambiente, separação adequada e destinação dos resíduos produzidos no ambiente hospitalar. Em 2014, além de economizar 98.330 litros de água por dia com a nova Lavanderia, o HSVP reciclou quase 200 mil quilos de papel, plástico, vidro, ferro, alumínio e cobre.
Especificamente, foram reciclados 115.600 kg de papel, 77.066 kg de plástico, 1.756 kg de ferro, 2.230 kg de vidro, 541 kg de alumínio e 4 kg de cobre. A presidente da Comissão do Meio Ambiente, Joice Didoné Santoro, explica que ao longo do ano são realizados treinamentos e os colaboradores recebem instruções de como separar adequadamente o lixo, como também são realizadas ações que incentivam os funcionários e comunidade a cuidarem do meio ambiente. “Além dos funcionários, alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Medicina e Técnico em Enfermagem realizam visitas técnicas nos setores, conhecendo nosso sistema de separação. Os pacientes e acompanhantes recebem orientação sobre a separação dos resíduos em folhetos informativos entregues nos postos de internação”.
Além da reciclagem, os resíduos que não podem reaproveitados são encaminhados para o destino correto. Em 2014, aproximadamente 159.616 kg de resíduos resultantes de atendimento aos pacientes foram encaminhados a autoclavagem e 38.610 kg de resíduos químicos, como frascos vazios de medicação, medicação vencida e outras substâncias foram enviadas para o aterro químico. Quanto às lâmpadas queimadas, Joice destaca que são armazenadas e depois encaminhadas para destinação adequada, sendo que, no ano passado, 4.000 lâmpadas entre fluorescentes, fluorescentes compactas, incandescentes e lâmpadas mistas foram enviadas para a descontaminação. Já o óleo de cozinha, proveniente da Lancheria e Cozinha, é coletado e encaminhado para a Associação Amigos do Meio Ambiente (AAMA) a qual realiza o processo de reciclagem. Esta entidade trabalha com a coleta e seleção de materiais recicláveis, reforçando o caráter de responsabilidade social empenhado pela instituição.
Dentre os projetos de cuidado com o meio ambiente, resíduos e reciclagem, o Hospital São Vicente de Paulo, busca sempre alternativas e soluções para diminuir os resíduos, como por exemplo o uso de pilhas cujo as marcas reduziram na sua fabricação a quantidade de metais potencialmente perigosos. Para 2015, Joice conta que novas ações estão sendo pensadas. “Diariamente serão realizadas inspeções em setores diversos e avaliada a separação dos resíduos, evidenciando a importância da separação no momento de sua geração, que além de facilitar a reciclagem, evita a contaminação de outros resíduos e permite o seu destino adequado. Também daremos continuidade aos treinamentos de funcionários em todos setores e aos novos colaboradores que ingressam na empresa. Em datas alusivas ao Meio Ambiente, como Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente, Dia da Água, serão realizadas atividades de divulgação da importância da preservação do Meio Ambiente e recursos naturais”, pontua Joice.
HSVP recicla quase 200 toneladas de resíduos em 2014
· 2 min de leitura