OPINIÃO

Fatos - 24/04/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Colapso
Instituições de ensino superior do Brasil vivem à mercê de uma crise financeira, por conta do não repasse dos recursos destinados aos alunos cadastrados no Fies. Desde janeiro, o governo federal não paga as instituições. Reitores e diretores de Universidades e Faculdades já perderam as contas de quantas vezes foram a Brasília para pressionar o governo. A Universidade de Passo Fundo é uma destas instituições. Na próxima terça-feira, o reitor José Carlos Carles de Souza, acompanha o grupo de Universidades Comunitárias do Estado, em uma audiência com o ministro da Casa Civil Miguel Rossetto. Tentarão uma solução política. Em entrevista dada ontem à Rádio Uirapuru, o reitor José Carlos, revelou que a instituição tem 1/3 de seus alunos dependentes dos recursos do Fies e que o não repasse dos valores representará, no primeiro semestre do ano, um rombo de R$ 40 milhões. ?"Dinheiro que teremos que buscar de outras formas, pois não excluiremos nenhum aluno?", completou.

Números
Segundo o reitor, dos 5,7 mil estudantes que tem o Fies na UPF, apenas 2 mil conseguiram concluir a operação no site do MEC. Há 3,7 alunos não conseguiram renovar o financiamento. Além disso, dos 1.276 novos alunos que buscaram o Fies, apenas 275 conseguiram finalizar.

Dois lados
A realidade atual é um paradoxo. No discurso, a Pátria é educadora. Na ação, ela é devedora.

Trânsito
Todo mundo gosta de dar pitacos quando o assunto é trânsito. Pois eis a oportunidade de apresentar ideias. O município está proporcionando um canal de interação para tratar o tema. Na próxima terça-feira, 28, vai realizar a primeira reunião da Câmara Temática de Segurança no Trânsito. Será às 16h, no Plenário do Legislativo. O espaço será um portal de integração entre os órgãos públicos que compões o Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIs) e a comunidade.

Bancada sulista
O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, articula a criação da Bancada Sulista. Objetivo é estreitar relações e ganhar força em debates comuns dos três estados do Sul. Ontem, Cherini conversou com os coordenadores das bancadas de Santa Catarina e Paraná. O lançamento da Bancada Sulista será em breve.

Retaliação
Insensato é aquele que resolve retaliar jornalista ou veículo de comunicação ao publicar algo que não lhe agrada. Isso que estamos numa democracia.

Gostou? Compartilhe