Devido à chegada de uma massa de ar seco ainda na sexta-feira, o final de semana deve ter predomínio do sol em Passo Fundo. O ar seco diminuiu a nebulosidade e deixa o céu com poucas nuvens. No entanto, não está descartada a possibilidade de formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. Para a próxima semana não há previsão de quedas bruscas na temperatura conforme as informações da estação meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio destaca que o sábado deve ser claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima fica em 14ºC e a máxima em 24ºC. No domingo permanecem as condições de céu claro a parcialmente nublado e as temperaturas tem um pequeno declínio. A mínima fica em 12ºC e a máxima em 24ºC. Para o domingo deve ocorrer uma baixa na umidade relativa do ar, mas não chegará a estado de atenção. “Quando se tem umidade relativa baixa e tempo limpo, pode se ter com maior incidência de raios ultravioleta”, alerta Sampaio.
A próxima semana começa com um aumento da nebulosidade. Na segunda-feira o dia fica parcialmente nublado a nublado com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas. As temperaturas variam entre 14ºC e 24ºC. Na terça-feira, o dia novamente fica parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A mínima permanece em 14ºC e a máxima nos 24ºC. “Deve chover mais na região noroeste e divisa com Santa Catarina. Não temos previsão de queda acentuada na temperatura na próxima semana. É normal, no entanto, que as temperaturas declinem um pouco na passagem de uma área de instabilidade ou de uma frente fria”, detalha. O acumulado de chuva neste mês de abril está 48% acima da média esperada. Enquanto a média é de 100mm, até agora já choveu 148mm.
Cinzas do vulcão
Ainda não há indicativos de que as cinzas lançadas na atmosfera na erupção do vulcão chileno Calbuco cheguem à região. Sampaio explica que já ocorreu casos em que nuvens de cinzas vulcânicas levadas pelos ventos chegaram à região. Segundo ele, além da quantidade de cinzas deste caso ser menor do que em outras erupções, a direção dos ventos também não é favorável para que elas cheguem até aqui. No entanto, não se descarta a possibilidade caso o vulcão continue expelindo matéria e os ventos mudem de direção.