Pensando na importância da educação alimentar e nutricional, a Clínica de Nutrição, ligada ao curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), oferece atendimento gratuito à comunidade. O paciente é avaliado quanto à sua alimentação e composição corporal e após recebe plano alimentar individualizado. O local também é utilizado para realização de estágio, com supervisão e orientação de profissional nutricionista e professores da Instituição.
A Clínica existe há oito anos. Inicialmente, os serviços eram prestados junto ao Ambulatório de Medicina da UPF e, em 2009, instalou-se no prédio do ICB, no Campus I, onde permanece até os dias de hoje. No ano passado foram mais de 1,2 mil atendimentos, uma média mensal de 106 atendimentos.
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis é importante e ao mesmo tempo é um desafio para muitas pessoas. “A educação alimentar é fundamental para todos os indivíduos, mesmo que para isto seja necessária a mudança dos hábitos e estilo de vida. É preciso muita dedicação e persistência, e este é um dos motivos de ter os profissionais nutricionistas para dar o amparo e cuidado necessário em um espaço terapêutico”, salientou a nutricionista responsável pela Clínica, Luciana Decarli.
Uma das maiores demandas é a busca pela redução de peso. A paciente Rosemeri Casagrande, 39 anos, revelou que está gostando dos resultados. “Quero chegar ao meu peso ideal e também é importante pra saúde. Muitas doenças ocorrem porque não temos uma alimentação adequada. Aqui as profissionais dão dicas como: tomar bastante água, comer de três em três horas, comer frutas, fazer exercícios físicos, entre tantas outras observações. Não é nada difícil”, declarou a paciente.
A paciente Alessandra Carolina Gehlen, 43 anos, procurou o atendimento há seis meses. “Quando descobri que estava pré-diabética procurei um endócrino e os serviços de nutrição. Estava com sobrepeso e tenho casos significativos de diabetes na família. Senti que tinha que mudar hábitos. Mas não sabia a quantidade e tipos de alimentos que tinha que comer. Na Clínica, recebi as orientações necessárias. A dieta é maravilhosa. Não passo fome. Já emagreci seis quilos”, revelou Alessandra.
Os atendimentos individuais possuem acompanhamento quinzenal ou mensal. A primeira consulta dura em média uma hora, mas as próximas têm duração de aproximadamente meia hora. Há também um grupo de apoio a pacientes com encontros mensais.
Aprendizado para acadêmicos
A Clínica também contribui para o aprendizado dos alunos do curso de Nutrição que estão no VII e VIII níveis. “A prática é o que lapida toda e qualquer profissão. Os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na teoria”, destacou Luciana.
A acadêmica Angélica Lorenzato da Luz, 22 anos, enfatizou os benefícios de estagiar no local. “Na sala de aula temos uma noção, mas não temos a vivências. É aqui que realmente aprendemos e adquirimos experiência”, destacou a acadêmica.
Funcionamento da Clínica
Qualquer pessoa pode procurar o atendimento. No primeiro contato, os nomes são colocados em uma lista de espera. Há uma lista para pessoas que tem encaminhamento médico e outra para as que não possuem. Quando abrem vagas, o contato é realizado. Todos os pacientes passam por uma triagem para avaliar a necessidade de cada um.
Os atendimentos ocorrem durante o período da manhã nas terças, quartas e quintas-feiras e durante à tarde nas segunda, terças e quintas-feiras. Informações pelo telefone (54) 3316-8325.
Atendimento nutricional gratuito à comunidade
· 2 min de leitura