Futebol
Poucas coisas desta vida reúnem e animam tanto quanto o futebol. Uma coisa extraordinária que faz o coração bater forte e uma paixão que ultrapassa todas as explicações possíveis da psicologia do relacionamento. O futebol profissional já foi maior, mas hoje com a comercialização desta categoria vemos não poucas vezes que o resultado é acertado antes mesmo da partida. O futebol amador e neste caso falo de Passo Fundo é apaixonante e pude conferir e confirmar no último domingo no campeonato de futebol sete Sest Senat. Centenas de pessoas vibrando com os times e gritando entusiasmados a cada drible o nome dos jogadores e estufando o peito para enaltecer o nome dos times. Olha, eu me orgulho de fato de ver amigos jogadores, amigos organizadores, amigos treinadores e amigos juízes envolvidos de forma gratuita neste esporte que valoriza as vilas e integra famílias de todas as parte da cidade.
Arte e paixão
O campo do SEST SENAT foi palco de grandes shows protagonizados por atletas que possuem o futebol no coração, que de longe não simbolizam o esporte mercenário que se transformou os jogos dos times profissionais de grande repercussão nacional. Lá estavam pedreiros, carpinteiros, vigilantes, professores, motoristas, cozinheiros, cabeleireiros e tantas outras profissões que conhecemos no dia a dia. Pessoas que se transformam em leões quando entravam em campo, mostrando garra, velocidade, paixão e principalmente talento. Talento em fazer aquilo como lazer e valorizar o futebol para integrar pessoas, famílias e comunidades. De fato não existe nada que tenha tanta dimensão quanto o esporte e neste caso destaco o futebol e de forma especial o amador.
Ídolo
Em um dos jogos o goleiro Henrique além de atacar vários gols durante a partida do time Santa Marta/esportivo foi aplaudido de pé nos pênaltis quando foi responsável para garantir que quatro tentativas do time adversário fossem fracassadas. Henrique é profissional da construção civil e certamente passa despercebido pela comunidade, mas domingo era o nosso ídolo quando atacou gols e deu vitória ao seu time. Além de um bom goleiro, Henrique nos passa a esperança de pessoas que fazem o que fazem por paixão ao futebol e mereceu a vibração e homenagem da torcida.
Treinador
Luiz Cláudio Garcia Antunes é o alemão e treina o Santa Marta/esportivo. Alemão é apaixonado pelo futebol e divide seu tempo de empresário com a organização dos times da categoria amador. Santa Marta é seu chão e posso dizer que no último domingo ele vibrava, gritava, chingava e orientava com tanto profissionalismo e garra quanto o nosso Felipão, com a diferença nos dígitos do salário no final do mês. São por pessoas como o alemão e tantos outros que estavam no Sest Senat que existe o esporte amador com a competência, sucesso e entusiasmo em Passo Fundo. Parabéns pessoal, assistir os jogos no domingo foi muito mais vibrante do que lamentavelmente ver que jogadores do Gre-Nal, mesmo recebendo milhões andando como tartarugas no campo.
Pretos contra brancos
Há muito tempo no Integração temos o jogo histórico dos brancos contra os pretos. Amigos de várias comunidades que se conhecem desde criança disputam não o resultado e sim o bom futebol e amizade. Assistir esta partida nos mostra o quanto o futebol integra e transforma comunidades inteiras. No final destes jogos o que importa para Ezequiel Miranda, meu compadre Zica não é o resultado do jogo e sim a cerveja gelada e a carne bem assada que servirá para reunir todos em torno de uma mesa para compartilhar e brindar o ideal de amizade que fortalece os elos de famílias inteiras durante décadas.
Momentos
Zica une todos em torno não somente do futebol e sim da amizade que protagoniza muitas demonstrações de humildade e desprendimento. As pescarias, jogos de bocha, roda de chimarrão e debate político faz com que estes dois times sejam fora do campo um só, o time de amigos. Parabéns pessoal, por ensinar a todos que somos o que somos e que a vaidade de poder ou fortuna de nada adianta se não tivermos os momentos de descontração com quem amamos.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |