Criado em 2012, o projeto Dentistas do Bem consiste no trabalho voluntário de médicos dentistas que atendem jovens de 11 a 17 anos que necessitem de atendimento odontológico, em cerca de 300 municípios no Brasil, 10 países da América Latina, além de desenvolver atividades também em Portugal.
O projeto, que é considerado a maior megatriagem odontológica do mundo, realizou na tarde dessa terça-feira (28/04) em Passo Fundo, triagens em alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio e do Lar da Menina. Participaram da atividade os alunos do 1º e 7º nível da Escola de Odontologia da IMED, acompanhados pelas professoras Dra. Graziela Oro Cericato e Me. Vanessa Seben.
Como funciona o Projeto Dentistas do Bem?
O primeiro passo é a triagem. Após esse processo, os jovens selecionados são encaminhados para os voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. Em Passo Fundo, o projeto é coordenado pela cirurgiã-Dentista Marjorie Lanzarin, com auxílio da cirurgiã-dentista e professora da Escola de Odontologia da IMED, Dra. Graziela Oro Cericato.
A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. O jovem selecionado receberá uma carta da Turma do Bem direcionando para o profissional voluntário que fará o atendimento no município.
Todo o tratamento é gratuito e completo e inclui, caso necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.