Região da 6ª CRS tem 12 casos de dengue confirmados

Deste total, seis são casos autóctones no município de Carazinho. Outros seis casos são pacientes que adquiriam a doença fora de seus municípios de domicílio

Por
· 1 min de leitura
Demanda por análise de amostras é grande desde o início do anoDemanda por análise de amostras é grande desde o início do ano
Demanda por análise de amostras é grande desde o início do ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a confirmação de mais um, sobe para seis o número de confirmações de casos de dengue autóctones no município de Carazinho, único da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a ter casos da doença adquiridos no município de domicílio. Até agora são 12 casos confirmados da doença entre as cidades da região de abrangência. Além dos seis casos autóctones, em Carazinho também foram confirmados outros dois importados. Os demais casos importados são de pacientes de Passo Fundo.

“Na região de abrangência da 6ª Coordenadoria de Saúde temos hoje 11 municípios positivados e 17 com a presença do vetor. E são 78 casos suspeitos da doença”, explica o coordenador regional de Saúde, Douglas Kurtz. Em Carazinho, onde está a situação mais preocupante, os cinco primeiros casos autóctones confirmados eram de moradores de um mesmo bairro, o Medianeira, mas o sexto caso é de um morador do centro da cidade. “Com isso, deve mudar um pouco a atuação dos órgãos do município. Ainda na semana passada, quando tivemos uma reunião, foi solicitado que o município ativasse um comitê de enfrentamento e que fizessem um plano de contingência, além da contratação de mais agentes de campo, o que já começou a ser feito”, comenta o coordenador.

Grande demanda de análises

O laboratório da 6ª CRS que é responsável pela análise das amostras de larvas, pupas e mosquitos encaminhados pela maioria dos municípios da região de abrangência está recebendo uma grande demanda de trabalho. Além de Passo Fundo, existem laboratórios em Carazinho e Marau, todos com demanda superior a qualquer ano anterior. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde da 6ª CRS, a expectativa é que com a chegada do frio o trabalho seja menos intenso, em virtude da diminuição do número de insetos. Além do trabalho de análise, um dos principais trabalhos realizados pela Vigilância é a conscientização, o que tem sido feito através de reuniões e palestras em entidades e municípios.

Situação em Passo Fundo

Os dados mais atualizados sobre a situação da dengue em Passo Fundo são da existência de 245 focos do mosquito Aedes aegypti e outros 100 focos do Aedes albopictus, ambos transmissores da dengue e da febre chikungunya. O número de casos confirmados da doença permanece em quatro, que se tratam de casos importados. Segundo o Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde do município, até o momento foram 23 notificações de casos suspeitos, sendo que dois ainda aguardam o resultado.

Gostou? Compartilhe