OPINIÃO

Celestino Meneguini

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A corrupção Zelotes tem nomes
Vale a pena, a bem da informação, visitar sites de documentários sobre os escândalos embutidos na Operação Zelotes. O fato de ser corrupção mais volumosa que a Lava-Jato não absolve os corruptos e corruptores da Petrobras, mas é motivo de preocupação com os rumos da transparência. A corrupção no setorial fiscal é a maior da história, mas tem merecido a mais discreta abordagem da mídia. A Polícia Federal tem acelerado as investigações, mas este estrondoso roubo de bilhões, ainda não é conhecido do povo. Na lista das empresas que compraram o sumiço de processos de cobrança de dívida fiscal estão bancos e renomados grupos econômicos. Este é o problema. Não se comenta por que só tem graúdo. E não se iludam se a investigação aponta somente nomes de pessoa jurídica. Não dá para encarcerar um banco, uma metalúrgica, um grupo de comunicação, ou uma petrolífera. Mas, atrás dessas empresas bilionárias têm nomes de corruptores, além dos corrompidos. Vai longe a investigação policial que começou em 2013. Quadrilhas enormes!

Eiko Senda e Eugênio Menegaz
A Cultura Artística e Oficina de Música de Passo Fundo trazem empolgante espetáculo para dia 6 de maio, no Fórum da Comarca, às 20h30. O concerto terá a cantora lírica de referência internacional Eiko Senda e o renomado pianista Eugênio Menegaz. O espetáculo é oportunidade rara, e será numa quarta-feira (06 de maio) no Salão do Júri. Ingressos ainda podem ser adquiridos com os integrantes da Cultura Artística, com Glaci, pelos fones 9912 1585, 3045-6260, ou na secretaria da Catedral Metropolitana. Esta é a oportunidade para apreciadores da música clássica. A cantora Eiko Senda, de nacionalidade japonesa, reside em Montevidéu, e sua passagem por Passo Fundo privilegia a cidade com espetáculo que será monumental. Ainda, a presença do pianista Eugênio Menegaz, reconhecido em grandes platéias do país para orgulho passofundense. O público regional terá oportunidade de elevado nível artístico que certamente ficará na memória cultural dos apreciadores.

Retoques:
* A Rede Globo de TV comemora 50 anos, revelando coisas incríveis na arte televisiva, com alta competência, notável no mundo todo. Salvo cenas desnecessárias de narcisismo, as produções revelam e documentam nossa história dos últimos anos, lembrando que a Globo também foi influenciada pela ditadura de 64.
* Muitas catástrofes no mundo. Para compensar é preciso parar com as guerras!
* Já pensou se algumas figuras de evidência política resolvem programar um jogo de futebol em Brasília, com um grupo de executivos vezeiros em negócios escusos? Dava pra fazer o time com tornozeleira contra os sem tornozeleira!
* E os tucanos decidiram futricar o resultado eleitoral usando as denúncias de corrupção para derrubar Dilma. Alguns denunciantes serão ouvidos. O ministro quer saber se as verbas desviadas foram decisivas para a vitória de Dilma. Se houve vantagem para o PT, pode aparecer também favorecimento para tucanos. O TSE vai examinar o pedido do PSBD.
* O trabalho, como pressuposto básico de vida através do emprego, é fator da maior importância da estrutura familiar. É o meio material, mas com legitimidade, para possibilitar instalação de valores. Tanto o homem quanto a mulher dependem de exercer função remunerada para sobreviver. Aí começa o esforço criativo do ser humano que precisa firmar valores, desde a alimentação, moradia, cultura, saúde e demais necessidades que definem o conceito médio de vida digna. O princípio da honradez ganha substância na atividade laboral ou profissional. As ideologias que comandam esta ordem social não podem ser soterrados pelas teses liberais que vislumbram apenas o lucro como solução para o país. Não é por acaso que a Constituição consagrou o direito ao trabalho como princípio de ordem social.
* O professor Igor, da PUC/SP escreveu com brevidade e lucidez impressionantes a mácula do racismo e do julgamento estético, perpetuado através da grande mídia.

Gostou? Compartilhe