O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, da Prefeitura de Passo Fundo, já atendeu cerca de 700 gestantes em Passo Fundo. Apenas em 2015 o programa recebeu 100 gestantes. Os dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde correspondem aos meses de janeiro a abril e mostram o crescimento da iniciativa, que tem a finalidade de diminuir a mortalidade infantil no município.
Este é o terceiro ano de atuação do programa. Foram atendidas 217 gestantes em 2013, 360 em 2014 e 100 nos primeiros quatro meses de 2015. A proposta envolve atividades periódicas de cuidados e estímulos de afeto entre mãe e filho, além de efetivar o diagnóstico da gestação até o primeiro ano de vida do bebê.
O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; e atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Outras informações sobre critérios para cadastro no Programa Meu Bebê, Meu Tesouro podem ser obtidas na Secretaria da Saúde (setor Saúde da Mulher), através do telefone (54) 3316-1000.
Meu Bebê, Meu Tesouro: cerca de 700 gestantes já foram atendidas pelo programa
· 1 min de leitura