O Programa Apoiar e Compreender (PAC), organizado pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), antecipa as entregas das sacolas econômicas para os participantes do programa. A medida foi adotada em decorrência do feriado do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Atualmente, o PAC conta com 190 integrantes em caráter profissionalizante e de aprendizado, que além de receber o valor correspondente a 80% do salário mínimo nacional vigente no país, uma sacola econômica com gêneros alimentícios e transporte, também têm acesso prioritário aos cursos técnicos profissionais e informações para entrar no mercado de trabalho.
Outro aspecto do PAC é o fato de desencadear um processo de tomada de consciência do participante quanto às dificuldades e potencialidades de sua comunidade e sua corresponsabilidade para o desenvolvimento. Os beneficiários participam de programas de alfabetização, bem como de programas educacionais recomendados a Jovens e Adultos (EJA), visando a conclusão dos ensinos fundamental e médio.
O tempo de permanência no programa será de um ano, prorrogável, uma única vez, por igual período, mediante parecer fundamentado do corpo técnico do CRAS da região do beneficiado.
PAC: sacolas econômicas estão disponíveis para os participantes do programa
· 1 min de leitura