V.O.R. ainda não está operando

Aeroporto Lauro Kortz: Equipamento auxilia voo sem condições visuais. O motivo é a falta da aferição que deve ser realizada pelo Comando da Aeronáutica

Por
· 1 min de leitura
Aeroporto Lauro Kortz está sem VORAeroporto Lauro Kortz está sem VOR
Aeroporto Lauro Kortz está sem VOR
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O V.O.R – equipamento de auxílio ao piloto que emite informações e permite pousos sem boas condições visuais – não está funcionando no Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. Ainda no ano passado, o aparelho eletrônico usado na navegação aérea queimou depois de ser atingido por um raio e agora, depois de ser consertado, precisa da aferição realizada pelo Comando da Aeronáutica.

O Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria dos Transportes e Mobilidade do RS, afirmou que trabalha para a resolução do problema e está, desde o ano passado, em permanente contato com o órgão para viabilizar a aferição o mais breve possível. A ausência do VOR, ainda conforme o DAP, não implica em nenhum prejuízo às operações, uma vez que o Non-directional beacon (NDB) - aparelho com funções semelhantes que está em operação no aeroporto - supre as necessidades técnicas. Dessa forma, não há risco de perda de voos.

Relembre
O V.O.R do Aeroporto de Passo Fundo ficou inoperante no dia 6 de junho de 2014. Sem o aparelho, muitos voos vindos de São Paulo em dias com chuva e nevoeiro foram desviados para Chapecó. O conserto foi realizado no final do ano e, desde então, aguarda a aferição.

 

Gostou? Compartilhe