Bsbios e Syngenta premiam produtores de Trigo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na noite de quarta-feira (06), no auditório da Bsbios, em Passo Fundo/RS, foram conhecidos os vencedores do Programa Avançar – Produtividade, para o trigo. Foram premiados os produtores que alcançaram maiores rendimentos na produção das lavouras de trigo no ano passado. Os produtores cadastrados no programa receberam capacitação, acompanhamento agronômico, assistência técnica, entre outros. “Esse foi o primeiro ano de desenvolvimento do programa e pudemos confirmar o resultado nas lavouras. Com investimento em tecnologia comprovamos que é possível haver um incremento considerável em produtividade, alcançamos a marca de 78% de acréscimo na comparação com outras lavouras acompanhadas pela nossa equipe e que não integraram o programa. Também foram vistas melhorias na qualidade industrial do grão e na rentabilidade da cultura,” comentou o gerente das filiais do Rio Grande do Sul da Bsbios, Anderson Strada.

Participaram da primeira edição do programa 64 agricultores, sendo assistida uma área de aproximadamente 3400 hectares, localizadas na região norte do Rio Grande do Sul. O terceiro lugar ficou com o produtor de Passo Fundo, Euclides Vitório Roso, que alcançou 67% de incremento na produtividade do trigo, se comparado com outras lavouras que não integraram o programa. O segundo lugar foi para Claudimar Jorge Caldatto, de Charrua, com 70% de ganho na lavoura e, o vencedor é do município de Esmeralda, o produtor Márcio José Alves de Paula, com 78% de acréscimo em produtividade.
 
O vencedor do programa, Márcio de Paula, de Esmeralda, cultivou uma área de 30 hectares, alcançando em média 66 sacos/ha. “Acredito que um conjunto de fatores contribuiu para o resultado positivo, o solo estava bem corrigido, houve um acompanhamento da cultura com os técnicos presentes a cada 15 dias possibilitando um manejo adequado às necessidades a cada etapa,” declarou o produtor afirmando que o que o fez decidir por cultivar o trigo foi a segurança que a parceria entre Bsbios e Syngenta lhe proporcionaram, pois com as empresas fortes ancorando o processo o resultado só poderia ser próspero.  O Gerente de Marketing para Trigo da Syngenta, Thomas Altmann, destacou que o grande desafio da agricultura é o aumento da produção de grãos.  “No Brasil não temos mais como crescer em áreas de plantio, então devemos nos concentrar em desenvolver e usar soluções tecnológicas que possam aumentar a produtividade,” pontou Altmann.
 
Na oportunidade também foi lançada a edição 2015 do Programa Avançar – Produtividade. O objetivo é buscar todo o potencial produtivo da cultura, maximizando os resultados. Informações de como participar podem ser obtidas nas Unidades de Originação da Bsbios.

Gostou? Compartilhe