Os livros de autoajuda são os mais vendidos em qualquer feira de vendas e exposição. Apresentam receitas infalíveis, cursos wallita de fim-de-semana após o qual restaremos vitoriosos, hipnotizados e de novos conceitos sedimentados. Trazem dinheiro, sim, principalmente aqueles que ministram as aulas, impressas ou não. No entanto há somente dois livros deste segmento aos quais todos os demais derivaram: Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie – 1936) e O Poder do Pensamento Positivo (Norman Vincent Peale – 1952). Carnegie parte da premissa – acredite que pode ser sucesso e você será. Peale parte do seguinte – mude seu modo de pensar que você mudará seu mundo. Os ingredientes das receitas são simples: sorria para as pessoas + seja bom ouvinte + mostre interesse +acredite em si mesmo. Max Gehringer ensina que o melhor atalho para o sucesso não é ler um livro de autoajuda, é escrever um.
Nós todos, sem exceção, temos elementos para fazer sucesso. As características moldam possibilidades, a vida e os parceiros conquistados acrescentam outras. Como juntar as qualidades ou os ingredientes para fazer crescer o bolo do sucesso? A primeira atitude é entender nossas virtudes e defeitos e deliberar se o melhor caminho é aperfeiçoar o que é bom ou consertar o que é ruim. Exemplo: bato bem com o pé direito – treino à exaustão bater na bola com o direito ou gasto meu tempo para ensinar o pé esquerdo? Ou arrumo tempo para as duas atividades? Temos tempo para tudo isso? A segunda atitude é elaborar um projeto, depois um plano de ação e estabelecer tempo-metas para realizá-lo. Qual seria o referencial ou o benchmark a ser copiado? Quando consertar os desvios? Estamos na estrada certa? O que nosso concorrente está fazendo melhor do que nós?
Antes que se pense que o acima é mais uma receita é bom escrever que não é; é apenas o lógico. É conhecer as nossas potencialidades e a dos parceiros, usar o melhor de cada um, estimular a potencialidade de cada um, tratar todos de uma maneira comum mas, a cada um individualmente. O chefe-líder pode tirar leite de pedra somente se demonstrar aos subordinados que ele já fez isso anteriormente, isto é, demonstrar que o almejado é alcançável. O caminho do sucesso é o sucesso do caminho.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |
Leia também
ESPORTES
MEIO AMBIENTE
Leia também
ESPORTES
MEIO AMBIENTE