Sábado é Dia D de Mobilização contra a gripe

Este sábado (9) será o Dia de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para aplicação das doses

Por
· 1 min de leitura
Em Passo Fundo, 27 unidades de saúde estarão atendendo a populaçãoEm Passo Fundo, 27 unidades de saúde estarão atendendo a população
Em Passo Fundo, 27 unidades de saúde estarão atendendo a população
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No Rio Grande do Sul, onde a vacinação se iniciou ainda no mês de abril, uma semana antes do calendário nacional, a meta é imunizar cerca de 3,5 milhões de pessoas. Para atingir este público, além da vacinação realizada durante a semana, neste sábado (9) as unidades de saúde estarão abertas durante a manhã e a tarde para atender a população, no chamado Dia D de Mobilização, que  é promovido pelo Ministério da Saúde e tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e das prefeituras. O objetivo do Dia D é reforçar a importância da imunização de pessoas que fazem parte dos grupos de risco: crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, indígenas, mulheres que deram à luz há 45 dias, população prisional, trabalhadores da área de saúde e doentes crônicos com prescrição médica. Em Passo fundo, as 27 unidades de saúde do município com sala de vacina estarão atendendo no horário das 8h às 17h. A meta é vacinar 46.415 pessoas no município.

Proteção
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza - H1N1, H3N2 e B. De acordo com a Secretaria da Saúde, já foram recebidas e distribuídas aos municípios 70% das doses necessárias para a imunização do público-alvo. O medicamento preventivo é contra-indicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que as doses são produzidas em embriões de galinha. A Campanha Nacional prossegue até 22 de maio.

Em 2014, foram confirmados 189 casos de gripe A, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve queda de 66% nos números de ocorrências e de mortes, já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes. Conforme a Secretaria da Saúde, 80% dos óbitos causados pelo vírus da gripe oram entre pessoas que estavam nos grupos prioritários, mas não se vacinaram.

Confira as unidades com sala de vacinação:
1.Ambulatório Especialidades
2.Ambulatório Santa Maria
3.Ambulatório São José
4.Ambulatório São Luiz Gonzaga
5.CAIS Boqueirão – CAIS Dr. Luiz A. Hexsel
6.CAIS Hípica – CAIS Erwin Crussius
7.CAIS Petrópolis – CAIS Dr. Cyrio Nácul
8.CAIS São Cristóvão – CAIS Dr. L. Fragomeni
9.CAIS Vila Luíza
10.Centro de Saúde
11.ESF CAIC Edu Azambuja
12.ESF Hípica
13.ESF Ivo Ferreira
14.ESF Jabuticabal
15.ESF Jardim América
16.ESF Adriana Lirio (Operária/ Lava Pés)
17.ESF Mattos
18.ESF Menino Deus
19.ESF Nenê Graeff
20.ESF Nossa S. Aparecida
21.ESF Planaltina
22.ESF Primeiro Centenário
23.ESF Ricci
24.ESF Santa Marta
25.ESF São Cristóvão
26.ESF Zachia
27.UBS Adirbal Corallo

Gostou? Compartilhe