A segunda-feira (11) começou com nevoeiro e temperatura próxima dos 12ºC pela manhã. À tarde, esquentou um pouco, mas por volta das 15h fazia apenas 16ºC. Isso, porque a presença de um ar frio e seco que chegou na região levou embora a área de instabilidade de trouxe o frio, causando o ligeiro declínio da temperatura a partir da tarde e noite. E assim deve ser o restante da semana.
De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a terça-feira (12) será fria, especialmente pela manhã, quando a mínima deve ser de 6ºC. “A presença do ar frio e seco vai predominar durante toda a semana. Com a temperatura entrando em ligeiro declínio já na segunda-feira, a terça-feira ainda pode iniciar com nevoeiro ou névoa úmida. O céu fica de claro a parcialmente nublado e as temperaturas ficam entre a mínima de 6ºC e a máxima não deve passar dos 18ºC: vai ser um dia frio”, comenta.
Para a quarta-feira (13) a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, temperatura mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. Na quinta-feira (14) o clima permanece semelhante, com um ligeiro aumento da temperatura, sendo que a mínima fica em 10ºC e a máxima já chega aos 22ºC. “Na sexta-feira (15) as temperaturas voltam a ficar amenas: mínima de 12ºC e máxima de 22ºC”, destaca Sampaio. Segundo o observador, a principal característica desta semana serão as temperaturas estáveis. E, pelo frio das manhãs, poderá haver formação de nevoeiro nos próximos dias.
Até sábado (16), pelo menos, não há previsão de chuva para a região. Até agora, foram registrados 56 milímetros de chuva no mês de maio, o que representa 46% da média normal histórica para o mês, que é de 114 milímetros.