Viver melhor
Tenho observado no dia a dia que as pessoas que amam vivem melhor. Amam o trabalho, amam a família e valorizam de fato o que tem valor na vida. Dias deste conversei com meu amigo José Rodrigues, seu Juca que chega na terceira idade trabalhando e desfrutando com sua esposa Zélia a vitória na criação dos seus filhos e netos. Casal feliz que mesmo de forma humilde são ricos na vida pelo que plantaram e o fizeram com união, fé e muita fraternidade. Juca e Zélia poderiam reclamar da vida por não ter carro do ano, casa com piscina ou viagens ao exterior. Juca e Zélia são felizes porque souberam amar sua família e criar seus filhos para o mundo. Seus filhos trabalham e são adultos responsáveis e isto acontece porque seus pais ao longo da vida valorizaram os princípios de amor, limites e exemplos na educação e poderiam como muitos fazem priorizar o trabalho ou bens materiais. parabéns Juca e Zélia, pois vocês são ricos e são ricos nos mais verdadeiros e importantes valores que nossa sociedade deveria priorizar.
Mães
Dias das mães são todos os nossos dias e sabemos disto, mas claro que no segundo domingo de maio a sociedade comemora muito mais a data comercial do que efetivamente as homenagens para aquelas que fazem nossos dias valerem a pena. Mãe não tem explicação e por isto diferente de pai, é uma só. Não existe duas, três ou quatro mães. Podemos dizer que temos a segunda mãe, mas a primeira é única. A força, determinação e amor de uma mãe é incomensurável.
Dona Catia
Minha mãe é uma mulher especial. Tem o ensino fundamental completo e criou onze filhos, sendo nove adotados. Sim adotados porque meu pai casou com esta guerreira que não pensou duas vezes em dar o que tem de melhor, seu amor. Nove filhos do primeiro casamento de seu marido e dois filhos nascidos depois. Ao longo destes trinta e nove anos, Catarina Oliveira deu para nós muitas lições e a maior delas é o principio de não fazer para os outros o que de fato não desejamos que façam para gente. Hoje chegamos aos seus setenta anos e mesmo com várias limitações ainda continua sendo o nosso porto seguro. Sempre foi para todos nós o exemplo e continua sendo para meus irmãos, meus sobrinhos e minhas filhas a referência verdadeira do significado de ser mãe. Obrigado mãe pelo que fez e principalmente por existir em nossas vidas.
Dia 18
Nesta terça-feira a equipe do CREAS - Centro de referência especial de assistência social fará com seus parceiros o lançamento das atividades do dia 18 de maio. Dia do combate a violência contra crianças e adolescentes. O CREAS é um dos tantos braços da Prefeitura de Passo Fundo, que através da SEMCAS atende as áreas sociais da cidade. A parceria com a Brigada Militar reforça um trabalho que há muito tempo se constrói na cidade e no país e combater a violência que ainda existe é um dever de todos nós.
Conselho tutelar
Neste papel de combater a violência contra crianças e adolescentes o Conselho Tutelar tem tido um papel importante. Os nossos conselheiros fazem a diferença e enfrentam criticas corporativistas de uma sociedade que cobra ações, mas critica intervenções necessárias. O Conselho Tutelar tem ações firmes na defesa das famílias e muito tem sido feito. Todos os dias, colocando a cara e sofrendo pressões. Parabéns pessoal e certamente o dia 18 marca e reforça a trajetória dos conselhos tutelares espalhados pelo Brasil.
Associações de moradores
Acompanho o movimento comunitário há mais de 30 anos e posso dizer que com certeza o que as lideranças fizeram e fazem pela cidade não tem a devida valorização da sociedade. As lideranças dividem o tempo de lazer com as questões comunitárias e nem sempre são lembradas quando de fato as pessoas conquistam as reivindicações históricas.
Sartori
Acredito que precisamos ser mais claros quanto a situação do estado. Abrir as contas e mostrar números. Seria salutar o Governador colocar de forma séria o que de fato existe, pois piadas e risos ficam bem para o gestor que tem como honrar seus compromissos. Assisti dias destes, entrevistas do Governador eleito em Minas Gerais pelo PT e não poupou criticas ao PSDB e ao antigo gestor. Aqui de fato é importante dizer que tarso Genro foi sim irresponsável em garantir aumento quando contou durante quatro anos com recursos dos depósitos judiciais.
Sartori II
Outra ação é melhorar a cobrança dos credores do estado. Facilitar e parcelar, pois aí sim podemos melhorar a arrecadação. Vejo depois de sete meses um governo que apenas diz que não vai pagar a folha, enquanto esperamos saber da realidade e principalmente o que será feito.