A Blitz de Educação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro realizada na manhã de ontem (12), na Avenida Brasil, no semáforo próximo a Prefeitura de Passo Fundo, reuniu entidades ligadas ao trânsito em prol de mais segurança. Um dos objetivos foi chamar a atenção para a morte de 51 pessoas na área urbana e nas perimetrais de Passo Fundo em 2014. A ação integra as ações da Campanha Maio Amarelo, que realizará durante todo o mês atividades de educação no trânsito, coordenadas pelo setor de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com apoio de diversas entidades.
Os motoristas receberam material informativo, o laço amarelo símbolo da campanha e uma lixeira. Participaram integrantes da Guarda Municipal de Trânsito, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, entre outros órgãos e entidades. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro, vereador Wilson Lill, a blitz de educação é uma forma de incentivar a gentileza e a prevenção no trânsito. “As atividades são para sensibilizar os motoristas para que dirijam com educação, gentileza e pela preservação da vida. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o simbolo de que o motorista está apto a entrar numa corrente de cooperação pela vida. Também entregamos o selo: Se beber não dirija: Faça um brinde à vida”, disse o vereador.
O material informativo foi distribuído em um semáforo da Avenida Brasil e a ação também contou com uma faixa da campanha. “Viajo muito. Acho que a segurança no trânsito é fundamental e é uma prioridade”, declarou o motorista Odalgiro Antunes.
Estão previstas até o final de maio, cerca de 13 ações juntamente como CFCs, Sest/Senat e demais instituições. Uma mateada deverá encerrar as atividades no dia 29 de maio, em frente a Catedral.
Mortes no trânsito
De acordo com a coordenadora das atividades da Campanha, a agente Raquel Rúbio, as ações visam chamar a atenção para a quantidade de mortes no trânsito. No ano passado, foram registradas 51 mortes no município, sendo 18 no perímetro urbano. “Queremos chamar a atenção para esta doença chamada trânsito. Não foram só passo-fundenses que perderam a vida, mas também outras pessoas que passavam pela cidade. A ideia é que possamos unir esforços com outras instituições para tratar deste assunto que é um problema da sociedade. O objetivo é fazer ações em prol de um trânsito mais seguro”, revelou Raquel.
Laço Amarelo
Chamado de “Maio Amarelo”, o movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama e ao de próstata, por exemplo.