As inscrições para concorrer a uma das vagas para conselheiro tutelar em Passo Fundo se encerraram nesta quinta-feira (14). Até as 18h de quinta-feira haviam 83 pessoas já inscritas e cerca de 20 que ainda aguardavam para registrar a candidatura. A partir de hoje, os pré-candidatos participarão do processo de seleção para o preenchimento de 10 vagas, sendo cinco para a Microrregião I e cinco para a Microrregião II. Além disso, cada microrregião poderá contar com até 10 vagas de suplentes.
A partir de hoje (15), a Comissão Eleitoral vai realizar a análise dos pedidos de inscrição e registro de candidaturas. Neste processo, serão verificados todos os documentos entregues pelos candidatos para confirmar se preenchem os requisitos legais exigidos. “Este processo de análise vai do dia 15 até o dia 29 de maio e consiste em verificar se toda documentação está correta e se o candidato possui os requisitos legais como, por exemplo, ter experiência comprovada no trato ou na defesa da criança e do adolescente por no mínimo um ano e possuir ensino médio completo”, explica o presidente da Comissão Eleitoral, Ginez de Campos.
Depois de realizada a análise dos pré-candidatos, no dia 1º de junho será feita a publicação da nominata dos inscritos deferidos e indeferidos. Feito isso, os selecionados passarão por avaliação psicológica e psiquiátrica, que terá o resultado divulgado no dia 15 de julho. Com o resultado, nos dias 25 e 26 de julho os candidatos realizam um curso preparatório e depois, no dia 28, uma prova eliminatória.
Campanha eleitoral e eleições
Os aprovados nos processos de aptidão mental e psicológica para o exercício do cargo iniciarão a campanha eleitoral no dia 8 de agosto. A campanha se encerra no dia 3 de outubro e no dia 4 ocorre a eleição. Neste ano, pela primeira vez, as eleições para escolha dos conselheiros tutelares serão unificadas em todo o Brasil. O resultado do pleito deverá ser divulgado ainda no dia 4 de outubro, e a posse dos novos conselheiros acontecerá em 10 de janeiro de 2016. O mandato é para o quadriênio de 2016/2019.
Na última hora
As inscrições dos candidatos iniciaram ainda no dia 15 de abril. Entretanto, até o dia 8 de maio apenas seis inscrições tinham sido realizadas. Mesmo preocupada, a Comissão Eleitoral, encarregada de conduzir todo o processo, afirmou que o cronograma seria respeitado e que não ampliaria o prazo. Nesta semana, há poucos dias do encerramento do período, e, especialmente na tarde de ontem, a procura cresceu e os funcionários precisaram correr para atender todos os interessados. “Os candidatos deixaram para se inscrever nos últimos dias. Na quarta e quinta-feira os funcionários quase não deram conta da procura”, finalizou Campos.