Município registra quinto caso da doença

Ação conjunta de cinco secretarias será desenvolvida no enfrentamento da dengue

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde informa a confirmação do quinto caso de dengue em Passo Fundo. A vítima possui 44 anos e contraiu a doença no estado de São Paulo, portanto o caso é importado. Até o momento, o município possui 31 notificações, sendo cinco casos importados confirmados. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, dos cinco casos confirmados, quatro contraíram a doença no estado de São Paulo. “O quinto caso também é de uma pessoa que viajou para São Paulo. Ele ficou uma semana lá e voltou com sintomas de dengue. Foi atendido e coletado sorologia. O resultado positivo chegou na terça-feira”, informou Ivânia.

Passo Fundo possui até agora 298 focos do aedes aegypti e 107 do aedes albopictus. “Deu uma acalmada. O frio não acaba com o mosquito ou com a larva, mas há mais dificuldade na reprodução e no deslocamento do mosquito. Esse clima contribui no controle, mas isso não significa que temos que relaxar”, destacou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde.

Os ovos do mosquito aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias, mesmo com o frio. “Se relaxarmos agora e não mantivermos os cuidados, no verão podemos ter sérias consequências. A população não deve deixar água parada. Tirar dez minutinhos por dia para verificar as condições do pátio, ajuda bastante”, salientou Ivânia.

Reforço
As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Serviços Gerais e Meio Ambiente preparam uma ação conjunta para reforçar o enfrentamento à dengue, em Passo Fundo. As ações começaram a ser planejadas nesta semana, em reunião que envolveu a Vigilância Ambiental e tratou sobre os avanços das reuniões com Uampaf e o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Enfrentamento à Dengue.
A primeira intervenção em conjunto será a sensibilização para prevenção da doença, durante a próxima edição do Programa Bairro a Bairro, que acontecerá neste sábado (16), no bairro Annes. Além disso, equipes de agentes de combate a endemias deverão acompanhar a Secretaria de Serviços Gerais com a intenção de potencializar o trabalho de remoção de lixo dos espaços públicos, realizar a sensibilização de proprietários de terrenos, dispensação correta de pneus, além do recolhimento de lixo.

Quadro no Estado
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde já registrou 2.721 casos suspeitos de Dengue, dos quais 891 foram confirmados. Dentre os confirmados, 120 (13,5%) são importados (contraídos fora do Estado) e 771 (86,5%) são autóctones (contraídos no RS). Os municípios que apresentam casos autóctones são: Alvorada, Caibaté, Campina das Missões, Carazinho, Erval Seco, Giruá, Ibiruba, Novo Tiradentes, Panambi, Porto Alegre, Redentora, Rosário do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Sarandi, Torres e Viamão. O Rio Grande do Sul registrou dois óbitos até o momento.

 

 

Gostou? Compartilhe