Estratégia
O prefeito de Casca, Alan Martins Das Chagas (PP), determinou aos seus secretários controle rigoroso dos gastos e sugerir que “cada um trabalhe menos”. A ideia é que os titulares da pasta deleguem funções, motivem equipes e dediquem mais tempo para dialogar com a população. O objetivo é fomentar as ações de governo que segundo o prefeito, “transformaram a realidade de Casca, na cidade e no interior”. Advogado de profissão, Alan Martins Das Chagas entende que a publicidade dos atos é um dos cinco princípios da gestão pública. Sem dinheiro para investir no setor, quer a equipe de governo prestando contas no contato direto com o cidadão do município de nove mil habitantes.
Discussão
Bate boca entre o vereador Marco Silva, PP, e o presidente Márcio Patussi, PDT, deixou os demais pares impressionados. O assunto poderia ter sido resolvido no gabinete (uma bobagem burocrática) mas, se tornou público. Ânimos desnecessariamente exacerbados.
Regimento
Vereador Eduardo Pelicciolli reclama da falta de espaço na Tribuna. Expulso do diretório municipal do PSB, o partido não tem permitido que ele ocupe os espaços da bancada. Tem utilizado apenas os três minutos que cabe a cada vereador e os que consegue por ser vice-líder da oposição. O Regimento Interno é acéfalo em relação a um caso tão específico. Caberia um parecer jurídico.
Conquista
A reforma do Teatro Municipal Múcio de Castro é uma conquista da comunidade que muito se deve a uma ação do Ministério Público, ainda na administração do prefeito Airton Dipp. Foi por intervenção do MP que o município foi obrigado a realizar a obra do prédio que é patrimônio cultural da cidade. A viabilidade do projeto é mérito da atual administração, que se empenhou de todas as formas para viabilizá-lo dentro das condições orçamentárias existentes.
Planejamento
O PSB gaúcho reunirá no dia 16 de maio, em Porto Alegre, os membros do Diretório Estadual. O encontro será ampliado com a participação dos presidentes municipais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos socialistas. A atividade ocorrerá na Câmara de Vereadores. Conforme o presidente Beto Albuquerque, o eixo central dos debates será o planejamento visando as eleições de 2016