O Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR) definiu nesta semana que o nível mínimo de cobertura oferecida pelas seguradoras das apólices de seguro rural para grãos a serem contratadas na safra 2015/2016 deverá ser de 60% sobre a produtividade estimada.
De acordo com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, a medida atende antiga reivindicação do setor de adequar as condições das apólices às reais necessidades dos produtores.
O comitê decidiu também que do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural de 2015, R$ 90 milhões sejam destinados à cultura do trigo e R$ 2 milhões para outros cereais de inverno, como aveia, canola, centeio, cevada e triticale.
A partir do dia 18, o Ministério da Agricultura iniciará o recebimento das propostas do seguro rural para estas lavouras. As duas resoluções foram assinadas pelos membros do comitê composto pelos ministérios da Agricultura, Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Agrário e pelo representante da Superintendência de Seguros Privados, e serão publicadas no Diário Oficial da União.