Final de semana terá temperaturas mais elevadas

Máximas podem chegar aos 26ºC. Aumento da nebulosidade pode ocasionar chuva rápida no domingo

Por
· 1 min de leitura
Ainda na sexta-feira foi registrado aumento de nebulosidadeAinda na sexta-feira foi registrado aumento de nebulosidade
Ainda na sexta-feira foi registrado aumento de nebulosidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ar frio e úmido que atuou na região na última semana perdeu a força e já na sexta-feira as temperaturas entraram em elevação. Em função destas condições, o final de semana será marcado pela ocorrência das primeiras temperaturas do veranico de maio. As máximas no sábado e no domingo podem chegar aos 26ºC. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.

As temperaturas entraram em elevação ainda na sexta-feira em toda a região. Em Passo Fundo a mínima chegou aos 14ºC. Também na sexta-feira houve um aumento na nebulosidade. No sábado e no domingo as temperaturas mínimas devem ficar próxima dos 12ºC e as máximas podem chegar até os 26ºC. O aumento da nebulosidade pode ocasionar chuva entre a tarde e a noite de domingo. No entanto, se ocorrer, será de rápida passagem. A próxima semana se inicia com formação de nevoeiro ou névoa úmida e não há previsão de chuva até a próxima sexta-feira (22). A umidade relativa do ar deve ficar dentro da normalidade nos próximos dias. Até o momento o acumulado de chuva é de 55mm, que representa 46% da média esperada para maio que é de 114mm. “Para esse mês há o indicativo é de que as chuvas ficarão abaixo da média”, lembra Sampaio.

Veranico de maio
O veranico de maio é chamado desta forma por ser um período caracterizado por temperaturas mais elevadas antes do inverno. Nesta época é comum ocorrerem temperaturas máximas mais elevadas. Sampaio explica que na região já foram registradas máximas de 28ºC nesta época. Além dessa característica, ele é marcado pelas quedas bruscas de temperaturas e a amplitude térmica, que é a diferença entre as máximas e as mínimas em 24 horas. “Já tivemos quedas entre 18ºC e 20ºC em menos de 24 horas. Então é normal ter, por exemplo, máximas de 26ºC e mínimas de 10ºC no mesmo dia”, exemplifica Sampaio.

 

Gostou? Compartilhe