Cerca de 12 mil pessoas estão cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Passo Fundo e podem receber roupas da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas). Diariamente, cerca de 100 pessoas retiram roupas na Sala de Roupas da Semcas neste período de frio. A Campanha do Agasalho 2015 recebeu neste primeiro mês de arrecadação cerca de 30 mil peças.
No ano passado, a Semcas arrecadou na Campanha do Agasalho cerca de 232 peças entre roupas, cobertores, colchões, entre outras doações. Neste a ano, a meta é superar estes números. “A população está atendendo o nosso chamado. Já temos 30 mil peças arrecadadas neste primeiro mês de campanha. A campanha segue até o final de setembro. Precisamos que a população continue doando”, ressaltou a coordenadora de Proteção Social Básica da Semcas, Carine Silveira dos Santos.
A demanda é grande no município. Nesta época do ano, a preferência é por roupas de inverno. “Temos muitas pessoas cadastradas e muita procura na Semcas. Os técnicos dos CRAS fazem levantamento nos bairros e também durante as visitas domiciliares. Além disso, muitas pessoas estão vindo em busca de acolchoado, cobertor, algo que possa esquentar neste inverno. Há bastante procura por roupas infantis e roupas masculinas. Precisamos doações de roupas de inverno. As roupas de verão, estão sendo guardadas para outra estação”, destacou Carine.
As doações devem estar em boas condições de uso. Há cerca de 15 dias, 4,8 toneladas, aproximadamente, de peças que não estavam em bom estado de conservação foram incineradas. “Tivemos que fazer descarte de roupas acumuladas que estavam rasgadas, mofadas, calçados com um pé só. Pedimos que a população faça uma triagem e doe roupas em condições de uso”, disse a coordenadora de Proteção Social Básica da Semcas.
Locais de arrecadação
As doações podem ser feitas na Semcas e nas demais secretarias municipais, nos quatro CRAS, localizados nos bairros São José, Vera Cruz, Planaltina e Schisler, nas unidades de saúde e na Câmara de Vereadores. As peças serão distribuídas para cadastrados nos CRAS, pessoas que passam pelo Albergue Municipal, internados em hospitais e indígenas. Pessoas que necessitam de doações, também podem fazer o cadastro diretamente na Semcas, localizada no antigo Quartel do Exército. Informações pelo telefone (54) 3312-3070.