Ambulância do município está sendo usada pelo Samu

Veículo, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde, foi emprestado até que a ambulância própria do Samu seja consertada

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Ambulância do município foi entregue à secretaria em abrilAmbulância do município foi entregue à secretaria em abril
Ambulância do município foi entregue à secretaria em abril
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Esta semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está realizando o socorro com uma ambulância emprestada pela Secretaria Municipal de Saúde. Isso está acontecendo porque a ambulância própria do Samu está passando por conserto. Dessa forma, para não deixar a população desassistida, foi feito o remanejo temporário do veículo. Antes, quando a ambulância do Samu precisava de reparos, era colocada em uso a unidade móvel de atendimento avançado, também do Samu, mas que estava fora de uso por falta de equipes para operá-la. Agora, com o pedido de devolução dessa unidade por parte do estado, o veículo não pode mais ser usado.

“A ambulância que está sendo usada pelo Samu é do município. Isto está sendo feito até que a do Serviço saia do conserto. Este veículo foi entregue para a Secretaria para ser usado nas remoções do dia a dia, que fazem parte do serviço público municipal de Saúde”, explica o secretário municipal, Luiz Artur Rosa Filho.

A entrega desta ambulância pela prefeitura à secretaria aconteceu no início do mês de abril, com o objetivo de auxiliar os serviços de deslocamento de pacientes. Também foi entregue um carro. O investimento aproximado de R$ 200 mil na aquisição dos veículos Cherry/Face e Boxer 350 da Peugeot contou com recursos do governo do estado, captados ainda no ano de 2014, além de recursos próprios do município. A ambulância substituiu a existente, já antiga e que não atendia mais as necessidades dos pacientes que precisam de transporte adequado para locais mais distantes. Na ocasião da entrega, o secretário Luiz Artur comentou que ainda serviria de reserva técnica para o Samu.

Entenda o caso
Quando o Samu foi disponibilizado para Passo Fundo, foram encaminhadas duas ambulâncias: uma para o socorro de menor gravidade (suporte básico) e outra com serviço de UTI móvel, a chamada unidade avançada. Desde que chegou na cidade, este segundo veículo nunca chegou a ser efetivamente colocado em uso pela falta de equipes para operá-la. Porém, nos casos em que o veículo de suporte básico encontrava-se danificado, a unidade avançada era usada como substituta. Com o pedido de devolução, a unidade teve que deixar de ser usada.

Conforme o secretário, ainda na semana passada a coordenação do Samu em Porto Alegre entrou em contato com a secretaria solicitando que seja feito o ofício pedindo a revogação da cessão da ambulância de suporte avançado. “Esta estava em funcionamento como reserva da outra, mas isso não pode mais acontecer, porque não pode mais entrar em funcionamento sem a equipe, porque é um ambulância avançada, na verdade uma UTI móvel”, esclarece o secretário.

Para que operasse da forma correta, seria preciso contratar seis médicos, seis enfermeiros e seis condutores para poder fazer o regime de horas de plantão. Em 2012, quando a ambulância chegou, isso não foi feito porque foi aberto edital com salário muito baixo para os médicos e então não houve interessados. Na atual gestão, foi em função das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

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