Cuidados
O Ministério Público e Balcão do Idoso protegem os direitos das pessoas que dedicaram a vida inteira para sua cidade e agora precisam serem cuidados e protegidos. Será o combate a violência contra o idoso. Ações de divulgação dos mecanismos que a sociedade pode acionar para evitar ou denunciar estas agressões. E quando falo em agressões não me refiro apenas em físicas e sim as verbais que violentam tanto quanto as outras. A união das entidades é a certeza que vamos construindo uma sociedade humana que se organiza para que os que precisam sejam protegidos.
Luis Valendorf
Meu amigo Luizinho Valendorf se prepara para iniciar sua caminhada na terceira campanha da Uampaf. Ele foi por duas vezes comandante da entidade e mesmo que algumas línguas felinas discordem foi no seus mandatos que tivemos ações como a mais bela comunitária altamente valorizada e também a garantia da nossa radioterapia pelo SUS. Tem os que digam que a radioterapia é mérito da união das entidades e concordo, mas este movimento surgiu na reunião mensal do movimento e de encontros com Neri Gomes e o então Secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra. Foi sim a Uampaf que não se acovardou diante das mais de trinta negativas do Estado e foi a Porto Alegre com uma comitiva. O fato é este e escrevo para que não esqueçam.
Mais Uampaf
O único projeto que garantiu o plantio de 30 mil mudas de árvores foi comandando pela Uampaf e se chamou agricultura urbana. Este projeto sonhado nas reuniões de nossas lideranças teve o apoio da Emater e governador da época Germano Rigotto. O projeto foi desenvolvido pelas Associações no mandato de Luizinho, contou com o apoio do sempre amigo Caio Rocha. Falo e escrevo que existiram muitos amigos do movimento, mas nenhum tão forte e presente como Caio Tibério Dorneles da Rocha. Luizinho vem candidato muito mais do que discurso, traz consigo o trabalho unificado de um líder nato, que devolverá a Uampaf a força e o espaço que a mesma nunca deveria ter perdido.
Marcelinho
Marcelo Chaves é um líder comunitário que não gosta muito de divulgar suas ações. Amigo, simplório e sempre pronto para as demandas coletivas. Claro que as pessoas assim sofrem, porque os desavisados não reconhecem o valor dos que trabalham. Marcelo foi peça importante na conquista da escola Tiradentes e consequentemente da ocupação do prédio novo pela escola Salomão Ioschpe. Foi Marcelo Chaves, Salvador Lima (in memoriam) e outros tantos que não se esconderam e enfrentaram estas duas demandas. Me lembro de uma reunião na Câmara de Vereadores, onde Marcelo ouviu que jamais o Tirantes viria para a cidade. Veio e hoje é sucesso.
Foto
Se todos que gostam de tirar fotos em inaugurações de obras, tivessem o mesmo empenho para lutar pelas mesmas, Passo Fundo seria com certeza exemplo de movimento comunitário. Me surpreendo pela cara de pau de alguns que nunca se importaram com as demandas coletivas, mas gostam de serem papagaio de pirata. Faz parte.
Daer
Agora querem sucatear o Daer, mais do que já sucatearam. O grande DAER do tempo do nosso Fernando Machado Carrion. O Daer de muitas obras e que poderia se quisessem fazer muito pelo Estado. Triste mesmo.