OPINIÃO

Fatos - 19/05/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O teatro ficou lindo!
O teatro Municipal Múcio de Castro ficou lindo. A reinauguração foi emocionante. A casa de espetáculos, restaurada com recursos próprios do Executivo é mais um espaço para a cultura da cidade. Na cerimônia que marcou a entrega do novo Teatro para a comunidade, na sexta-feira à noite, a interpretação de Vento Negro feita pelos dois secretários de Cultura, o do município, Pedro Almeida, e do Estado Victor Hugo, foi de arrepiar. Dona Ada de Castro, viúva de Múcio, participou da reinauguração, repetindo o gesto de 1991, quando o Teatro levou o nome de Múcio de Castro, uma homenagem ao ex-diretor-presidente do Jornal O Nacional.

Desempenho
A Câmara dos Deputados comemora o desempenho nestes primeiros meses do ano. O número de matérias aprovada é quase 10% superior a 2014. Além do crescimento, a diferença tem um significado à parte: 19 dos projetos aprovados neste ano foram elaborados por deputados. O restante veio do Executivo ou do Senado. Em 2011, dos 14 projetos aprovados, apenas três saíram da lavra de deputados. O mais impressionante é que estão em pauta, projetos que tramitam há anos, como a Reforma Política.

Aeroporto
O contingenciamento do orçamento da União de R$ 70 bilhões deverá ser anunciado até sexta-feira e deve mexer com projetos de muitos ministérios, entre os quais o da Aviação Civil. Para fazer caixa, o governo vai mexer no orçamento dos ministérios, podendo reduzir pela metade em alguns casos. Em se confirmando o prognóstico, difícil será dar andamento ao projeto da Aviação Regional que contempla ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Aliás, nem mesmo o licenciamento ambiental para a obra está certo e sequer andando. Menos utopia e mais realidade podem fazer um bem danado para o futuro.

Imposto
Analistas de mercado não enxergam outra alternativa para a crise do Estado: aumento de impostos. Isso significa aumentar em, pelo menos, 1% a alíquota do ICMS. A crise instalada só tende a piorar e esta situação pode ser o melhor argumento do governador José Ivo Sartori para aprovar um projeto desta natureza na Assembleia Legislativa. Como é matéria tributária precisa ser votada e aprovada neste ano para valer em 2016.

Apoio
O prefeito Luciano Azevedo recebeu ontem a executiva do PMDB para reforçar que o partido está, mais do que nunca, na base aliada da administração. Isso significa que o ex-prefeito Osvaldo Gomes não retorna mais ao antigo partido. Negociações encerradas ou portas fechadas, como queiram.

Gostou? Compartilhe