O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, destaca a importância dos doadores voluntários de sangue fazerem a doação antes de receberem a vacina da gripe. Isso porque, a vacina torna o doador inapto à doação de sangue por 30 dias, devido ao aumento de exames sorológico falso-positivos neste período. Em função disso, os estoques de sangue estão reduzidos e por isso, o Serviço convida a população para que venha até a unidade, e realize este gesto de solidariedade.
No HSVP, diariamente, 60 doadores são necessários para garantir diversos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e no tratamento de pacientes oncohematológico. Porém, neste mês o Serviço tem recebido somente 43 voluntários por dia, em média. “Com o frio, as doenças respiratórias e agora com os 30 dias pós-vacina, há uma preocupação a respeito da diminuição dos estoques. Por isso, lembramos os doadores que já costumam fazer sua doação na instituição e também os que querem colaborar, para que venham até o Serviço de Hemoterapia”, reforça a Assistente Social Larissa Schons.
O Serviço de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Doação de Sangue é uma atitude pela vida, venha fazer parte desta corrente. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.