São sete bilhões de sonhos e apenas um planeta. Diante dessa realidade, a proposta da Semana Municipal do Meio Ambiente de 2015 é ter cautela no consumo e promover diariamente a preservação do meio em que vivemos. Para reforçar a conscientização da população, de 01 a 06 de junho, Passo Fundo se engaja às comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 05 de junho, com uma ampla programação. As atividades que marcam a data iniciaram ainda nesta quarta-feira, dia 21 de meio, com ações que envolvem diferentes entidades. O tema desta edição é “7 Bilhões de Sonhos, 1 Planeta! Consuma com Cuidado”.
A Universidade de Passo Fundo (UPF), consciente de seu papel comunitário, também participa de diversas atividades ao longo da semana, com ações que envolvem diferentes cursos da Instituição, além do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF).
Programação
Neste dia 22 de maio, às 9h, a programação terá participação de alunos do Instituto Menino Deus no projeto Água em Foco: Biodiversidade, realizado pelo Muzar. No dia 26 de maio, às 8h30min, inicia a Semana dos Orgânicos, com palestra sobre Agrotóxicos e Legislação, com o promotor de Justiça Dr. Paulo Cirne. A palestra ocorre noauditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Campus I da UPF, e é coordenada pela professora Claudia Petry, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).
No dia 27 de maio, das 8h às 12h, ocorre uma visita nas nascentes do Alto Jacuí, em atividades do Coaju. Na oportunidade, os participantes farão registros fotográficos no local, a fim de realizar uma exposição itinerante. A organização da atividade é do Coaju em parceria com o CCTAM e a coordenação é da professora Mariane Loch Sbeghen. Ainda, no dia 27 de maio, no auditório da Faculdade de Direito, haverá a oficina Fazendo a Lição de Casa, sob coordenação dos professores Elenise Schonardie e Rogério da Silva. As atividades da oficina Fazendo a Lição de Casa seguem de 29 de maio e 11 de junho para acadêmicos, funcionários e professores da UPF. Os encontros acontecem às 14h, na Faculdade de Educação, sob coordenação do CCTAM em parceria com outros setores da Instituição.
No dia 29 de maio, às 9h, o auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) recebe uma reunião ordinária do CBHPF. Na semana do meio ambiente, no dia 02 de junho, às 18h acontece o Hora Biológica: Utilização e Bem Estar dos Animais, com palestra do professor Sérgio Machado Porto, no salão de atos do ICB. No dia 03 de junho, a Faculdade de Educação terá o seu Espaço Pedagógico, que vai debater o Projeto Húmus, da CONVIDAS. A atividade acontece às 19h30min, no auditório do Iceg, sob coordenação da professora Elisabeth Foschiera.
A Instituição também estará presente na Caminhada da Cidadania pelo Meio Ambiente, que nesta edição tem como mote “Abraço ao Parque da Vergueiro”. A ação ocorre no dia 06 de junho, com concentração às 9h na Praça da Mãe e, das 10h às 11h30min, uma caminhada que percorre a Avenida Brasil, Rua Teixeira Soares, Rua Thomé Mendes, até o Parque da Vergueiro. Neste dia, às 9h também será realizada a Feira Ecológica: “Vamos abraçar o alimento saudável”, na Praça da Mãe, local de concentração da caminhada. Além destas, outras atividades serão desenvolvidas por entidades em espaços públicos e nas escolas.