Experiência PETI I
A Prefeitura de Passo Fundo foi convidada pelo Ministério do Desenvolvimento Social para realizar uma palestra sobre a trajetória do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, durante a Capacitação Regional do MDS, que acontecerá no dia 10 de junho, em Porto Alegre. Na data, representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social falarão sobre como o Programa foi articulado e teve parcerias efetivamente solidificadas para a execução do serviço. O tema que será abordado é “Boas Práticas no Município de Passo Fundo”. “Além de nos honrar, avaliamos este convite como a valorização de um trabalho que é desempenhado de forma simples, porém, comprometida com a causa e, especialmente, com as crianças e adolescentes”, disse a coordenadora de Proteção Social Especial e secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis.
Experiência PETI II
Conforme informa a secretária, no início de 2013 o MDS informou aos órgãos competentes do município que Passo Fundo teria 1.125 crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil, conforme dados do IBGE. “O primeiro passo foi elucidar essa informação e buscar essas crianças e adolescentes, para trabalharmos a questão”, conta a secretária. A partir destes números, equipes do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social começaram a articular toda a rede envolvida com o combate ao trabalho infantil, através da identificação, prevenção e encaminhamento de casos.
Meio Ambiente
Em 2015, a Semana Municipal do Meio Ambiente acontecerá entre os dias 01º e 06 de junho, com diversas atividades que se dividem entre temáticas atuais e questões de educação ambiental. Com o tema “7 Bilhões de Sonhos. 1 Planeta. Consuma com Cuidado.”, o cronograma de atividades apresenta uma programação prévia e posterior ao evento, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “a semana é um momento de reflexão sobre nossas atitudes, para a formação de uma consciência ambiental da nossa comunidade. Neste ano em especial, trabalharemos com o uso eficiente dos recursos naturais, bem como com os padrões de consumo sustentáveis”, observou Rubens.
Pagamento integral I
Uma liminar concedida pelo Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, integrante do Órgão Especial do TJRS, determina o pagamento integral da remuneração dos técnicos Tributários da Receita Estadual até o último dia útil do mês de maio. A decisão é do dia 19 de maio. O sindicato da categoria (AFOCEFE) ingressou com mandado de segurança coletivo em função do anúncio do parcelamento dos salários dos servidores que têm remuneração maior do que R$ 5.100,00. Segundo os técnicos, por se tratar de verba de caráter alimentar, é inconstitucional o parcelamento dos salários
Pagamento integral II
O Desembargador Marcelo Bandeira Pereira destacou que, apesar da evidente precariedade das finanças do Estado, o parcelamento afronta o artigo 35 da Constituição Estadual, que dispõe que o pagamento da remuneração mensal dos servidores públicos do Estado e das autarquias será realizado até o último dia útil do mês do trabalho prestado. Assim, foi deferido o pedido liminar para que o Governador do Estado proceda ao pagamento integral da remuneração dos técnicos tributários da Receita Estadual até o último dia útil do presente mês. O mérito da ação será julgado pelo Órgão Especial.
Primeira Prenda
É do CTG Lalau Miranda que vem a 1ª prenda do Rio Grande do Sul. Marina Giolo, foi escolhida na categoria principal durante o final de semana após provas orais e artísticas e trouxe o título para a 7ª Região Tradicionalista. Na categoria juvenil foi escolhida Tassya Pereira Marasciulo representante do CTG Sentinela do Rio Grande, da cidade de Rio Grande, local onde foi realizado o evento. A 7ª região também garantiu o título da penda mirim com Gabriely Portela Ramos, do CTG Sentinela do Pago, de Marau.
Apoio a Jornada
Uma petição online em apoio a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo foi criada neste sábado (23) e está reunindo assinaturas. O documento deverá ser entregue ao Ministério da Educação. O evento Literário foi cancelado na semana passada por falta de recursos. Acesse a petição através do QR Code. O link também está disponível na página do Jornal O Nacional no Facebook e também em nosso portal.
Livro do Mês I
Nos dias 27, 28 e 29 de maio, acontecerá em Passo Fundo as atividades do Livro do Mês. Com a obra “As cores da escravidão”, a autora convidada é Ieda de Oliveira, que virá do Rio de Janeiro para cumprir agenda na cidade. No dia 27, às 19h30min, a autora estará na UPF, realizando seminário sobre a obra com acadêmicos do Curso de Letras e público em geral. Já no dia 28, a partir das 9h, a conversa será com alunos e professores da rede municipal de ensino, no Teatro do SESC. No dia 29, segue o mesmo cronograma no Teatro do SESC, desta vez, para alunos e professores das escolas estaduais e particulares.
Livro do Mês II
O livro “As cores da escravidão” conta a história do garoto Tonho, que vive o sonho de uma vida melhor. Embalado pelas histórias da avó, ele convence seu amigo João a seguirem um gato (homem que recruta trabalhadores, servindo de intermediário entre o empreiteiro e o peão) que apareceu na cidade. A realidade encontrada pelos meninos é dura e triste, em uma história sobre inocência roubada, sonhos frustrados, infância escravizada. Mas também, de esperança, compaixão, amizade e amor.