Do colorido do lápis que dá vida a uma folha de papel ao mundo inventado por uma história contada dentro de um barco, crianças de Passo Fundo e região terão a oportunidade participar de uma semana inteira dedicada ao prazer de brincar: de 24 a 30 de maio acontece a Semana Mundial do Brincar, promovida e incentivada pelo movimento mundial Aliança pela Infância, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Brincar, instituído pela ONU e celebrado em 28 de maio. Em Passo Fundo, a Brinquedoteca da Faculdade de Educação da UPF preparou uma série de atividades que estimulam a criatividade e o convívio entre crianças.
Com capas de super-heróis, pinturas nas mãos e nos rostos, pincéis e tintas espalhados pelas mesas, música e uma infinidades de brincadeiras em mente, crianças de todas as idades participaram, neste domingo, do primeiro dia da semana preparada para elas. Esperando por elas, uma equipe preparava oficinas em diferentes áreas: da fotografia à criação de pipas, a Semana do Brincar busca incentivar a brincadeira como algo livre. “O brincar é algo muito secundarizado pela sociedade. O brincar é importante não só para a criança, mas para o ser humano independente da idade e essa Semana busca, justamente, resgatar o valor do brincar na vida das pessoas, nos brincantes de todas as idades.”, comenta a professora Rosana Farenzena, coordenadora da Brinquedoteca. Ela estima que cerca de 500 crianças sejam atingidas.
As atividades seguem até o dia 30 e envolvem, além das oficinas, atividades ao ar livre, o contato com a natureza e a contação de histórias, ministrada por Valéria Neves Kroeff Mayer (Léla Mayer). As ações são gratuitas e envolvem a participação das escolas. O contato prévio é necessário para agendar a participação nas atividades dos dias 25 a 29 de maio. Mais informações podem ser obtidas em contato pelo telefone (54) 3316-8290
Semana Municipal do Brincar
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, desenvolverá de 25 a 29 de maio a Semana Municipal do Brincar. A iniciativa busca resgatar e valorizar o brincar na vida das crianças, com propostas diferenciadas e que envolvem toda a comunidade escolar. Entre as ações, as crianças realizarão diferentes tipos de atividades, como plantio de árvores e outras plantas, confecção de massinha de modelar comestível, piquenique, dia da família fantasiada, brincadeiras de roda, teatro, além de visita a Brinquedoteca e ao Mundo da Leitura – UPF.