DAER
O DAER é com certeza a alternativa para que o Governo administre as nossas estradas e melhores suas condições, mas isto não acontece pelo sucateamento deste departamento e a falta de planejamento. Temos somente em Passo Fundo problemas nos acessos dos bairros e vila e entre eles destaco a Xangrilá, Morada do Sol, César Santos, Nossa Senhora Aparecida, Vila Jardim e Santa Marta. No Leonardo Ilha é um horror aquele acesso sem iluminação e segurança. O Estado é lento, sem dinheiro e burocrático, pois mesmo com investimento do município não se viabiliza a autorização. Triste, mas é fato.
DAER II
A falta de técnicos e de um planejamento acaba por comprometer investimentos mínimos que precisamos e a cada governo que passa as coisas pioram. Tenho viajado e fico espantado, pois além de não termos acostamento nas rodovias, na temos sinalização, iluminação e nem mesmo quesitos mínimos de segurança.
Santa Rita de Cássia
Mais de 400 pessoas participaram e prestigiaram a festa em homenagem a padroeira da capela da Cohab II. Uma festa emocionante que reúne 50 voluntários e integra famílias na fé e confraternização. Foram 400 cucas, 280 espetos de carne (macia e bem assada), 60 kg de batata e também a doação de 28 dúzias de rosas.A estrutura da paróquia recebe diariamente investimentos e os voluntários coordenados por Gelso Bertoncello fazem a diferença. Além da capela estar bonita, pintada e equipada o novo salão foi mais um desafio e agora as novas salas de catequese se somam as outras para catequizar nossos jovens.
Conselho Tutelar
Quase cem inscritos para as eleições unificadas em Todo o Brasil que elegerão os novos conselheiros. Um desafio que precisamos cada vez mais divulgar e enaltecer. Não é fácil ser conselheiro e isto poucos sabem. A tarefa diária de chegar às casas e conversar com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes é com certeza um desafio que poucos conhecem e poucos têm capacidade.
Conselho tutelar
Primeiro que destaco que além de conhecer o desafio é necessário reconhecer os direitos preconizados no ECA e alguns não concordam e depois na função se deparam com este conflito. Os nossos conselheiros são guerreiros e merecem nossos aplausos e reconhecimento. Ser conselheiro e ter um dia diferente do outro e sei disto muito antes de ser secretário na SEMCAS.
Conselho tutelar III
Ouço todos os dias que depois do conselho os filhos não respeitam mais os pais. Agora não ouço dizer que os filhos são terceirizados para a TV, celular, escola, avós, vizinhos e tantas outras opções. Ser pai ou mãe é um desafio diário e para isto não podemos fazer de conta, deve ser de corpo inteiro. Dar amor, limites e exemplos. Isto que esperamos dos pais ou responsáveis. Entregar os filhos para o conselho não é e nunca será a solução.
Alegria
Em 1985 tive o prazer e a satisfação de ter sido presidente do grêmio literário do Protásio Alves, logo em 1987 estive no Leo Clube Independência e no ano de 1989 participei da primeira reunião comunitária na Vila Ipiranga, a convite das minhas amigas Vera Pereira e Teresinha da Silva. Passado trinta anos eu fico feliz pelas bandeiras que defendi alo longo de minha vida e principalmente as da educação.
Alegria II
Ver o nosso EEEM Meibe Ribeiro funcionando no Integração, a EMEF Dyogenes Martins Pinto completar 15 anos e com EJA fundamental há seis anos e agora a EMEI Ari Schaeffer estar com 100 crianças e equipe apaixonada pela nossa comunidade é de fato a certeza que o caminho foi e continua sendo este: Educação. A EMEI Ari Schaeffer não tem um ano de funcionamento e já faz história em amor e dedicação com os alunos. Parabéns, parabéns e vamos continuar a luta pelo fechamento do pátio da escola, fechamento do refeitório, do saguão, da portaria e ainda a cobertura entre o portão e a porta de acesso. Temos ainda o parque para as crianças e tantas outras lutas que envolvem a educação. Orgulho, alegria, emoção e muita vibração positiva é o que sentimos quando vemos estas escolas funcionarem e os seus professores estarem envolvidos e comprometidos, assim como os seus funcionários.