OPINIÃO

Fatos - 26/05/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Resistência
Os estados de Pernambuco e Maranhão foram os únicos contrários à fusão de PSB e PPS. A resistência, especialmente pernambucana, está demandando um esforço concentrado da cúpula nacional do partido para tentar o convencimento dos socialistas. Por esta razão, o ex-deputado federal Beto Albuquerque deve desembarcar na terrinha de Eduardo Campos em busca de apaziguar os ânimos. Mesmo que Pernambuco não aprove, o ambiente nacional é favorável à fusão. No entanto, é uma questão emblemática o apoio daquele estado, pois sem ele o PSB perderia o legado do ex-governador Eduardo Campos e isso não interessa aos que buscam a unificação dos dois partidos.

Falta
Por falar em Beto, ficou mais do que claro a necessidade de Passo Fundo ter um representante no Congresso. A falta que Beto faz em Brasília é indiscutível. Vide caso mais recente da Jornada Nacional de Literatura, cancelada neste ano por não conseguir captar recursos que a viabilizasse. Foi um incansável na busca destes recursos. Mas não é só isso. A prefeitura de Passo Fundo e mesmo os municípios mais próximos se ressentem de um político com a capacidade de solução para demandas, como ele tinha enquanto deputado federal.

Sistema
O município de Passo Fundo está viabilizando a instalação do Sipia (Sistema de Informações para a Infância e Adolescência), no Conselho Tutelar, através da Semcas. O Estado oferece a qualificação do servidor público que vai operar o sistema e o município é responsável pelo funcionamento do mesmo, instalando um computador e cedendo o servidor. O sistema armazena todo o atendimento feito pelo Conselho Tutelar o que dará parâmetro para a elaboração de políticas públicas aos menores. A instalação do Sistema tem sido cobrada pelo próprio Conselho Tutelar e Ministério Público.

Convites
Vereador Eduardo Peliciolli disse que já recebeu convite de sete partidos para ingressar em nova legenda, caso a expulsão do PSB se confirme nas instâncias estadual e federal e, também, caso os socialistas efetivem a fusão com o PPS. É que nesta última hipótese, a legislação permite, num período de 30 dias, a mudança de partido dos que estão com mandatos.

Vice-líder
Quem deve assumir a vice-liderança da oposição na Câmara, é o vereador Sidnei Ávila, PDT. Indicação da própria bancada.

Movimento
Já escrevi outras vezes que em política nada e o que parece ser, que muita água vai rolar por debaixo da ponte, que acordos anoitecem, mas podem não amanhecer os mesmos, que tem gente que dorme candidato para um cargo e acorda destituído, e assim por diante. E quando a tropa sai para rua incentivando o disque-me-disque, aí tem...

Gostou? Compartilhe