Uma área de instabilidade, com nuvens carregadas, chega na região nesta quarta-feira (27) e causa pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento moderadas e fortes. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, que alerta ainda para a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. Temperatura fica amena entre 15°C e 21°C. Na quinta-feira (28), a nebulosidade segue e ocorre formação de nevoeiro ao amanhecer. Mínima deve ser de 14°C e máxima não ultrapassa os 20°C.
Ainda na quinta-feira, a formação de um ciclone irá provocar chuva e ventania na parte Leste do Estado, principalmente no Litoral e regiões próximas. As temperaturas não sobem muito pela grande quantidade de nuvens e o vento pode causar transtornos em todo o RS. Na sexta-feira, também haverá formação de névoa úmida no início do dia e pancadas de chuva. A temperatura começa a cair, chegando aos 11°C em Passo Fundo, o frio mais intenso, porém, só deve chegar na segunda-feira, início do mês de junho.
Chuva
A média de chuva esperada para o mês de maio é de 114mm. Até a tarde de ontem (26) haviam sido 135mm, 80mm apenas na noite de sábado e madrugada de domingo. A precipitação já representa 17% acima da média, o que deve aumentar ainda mais até o final desta semana.
El Niño
A análise da superfície do mar no Pacífico Equatorial, realizada pela Fepagro, indica uma elevação da temperatura nos próximos meses, o que poderá contribuir para o surgimento do El Niño. Se confirmado, o evento climático fará com que as chuvas aumentem no final do inverno e início da primavera. Quanto às temperaturas máximas e mínimas, a tendência é que se mantenham abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.
Instabilidade nos próximos dias
· 1 min de leitura